Carregando...

Maca peruana: para que serve, como consumir e contraindicações

Cultivada há pelo menos 2000 anos na região dos Andes, a maca peruana tem sido extensivamente estudada nos últimos 20 anos devido às suas propriedades medicinais. No entanto, poucas pessoas sabem de fato para que serve a maca peruana e quais os reais benefícios da maca peruana para a saúde.

Muito se fala que essa raiz contribui para a saúde sexual masculina, mas será que é só isso? Você verá a seguir que não! Descubra de uma vez por todas para que serve a maca peruana, como consumir e quais são as contraindicações.

Para que serve a maca peruana?

Cientificamente conhecida como Lepidium meyenii, a maca peruana nada mais é do que um tubérculo da família das brássicas. Assim como outros vegetais crucíferos, a maca também possui uma excelente composição nutricional que inclui nutrientes, como:

  • fibras;
  • aminoácidos essenciais;
  • ácidos graxos;
  • vitamina C;
  • cobre;
  • ferro;
  • cálcio.

Entretanto, essa raiz peruana se destaca diante das outras brássicas em função dos seus compostos bioativos. No âmbito da nutrição, os compostos bioativos se distinguem dos nutrientes essenciais por oferecerem potentes efeitos benéficos à saúde. Desde a prevenção de doenças crônicas até o uso como recurso adjuvante em doenças já estabelecidas, os compostos bioativos representam um vasto campo de pesquisa na área das ciências da saúde.

Dito isso, a maca peruana serve para melhorar diversos parâmetros de saúde, que vão além dos benefícios à saúde sexual masculina. De tudo que a ciência já descobriu sobre os efeitos dessa raiz na saúde humana, destacam-se:

1. Melhora da resistência física

Algumas pessoas buscam saber como tomar maca peruana para emagrecer ou como tomar maca peruana para ganhar massa muscular, mas a verdade é que a suplementação dessa raiz vai auxiliar de modo indireto nesses objetivos. Como? Aumentando a resistência física! Ao melhorar a capacidade de resistir a fadiga durante o exercício, é possível ir além e evoluir o físico. Seja aumentando a massa muscular ou aumentando o gasto calórico (emagrecimento).

O aumento da capacidade física foi observado por meio de um estudo que analisou o desempenho de atletas de ciclismo durante 14 dias. A suplementação com a maca peruana aumentou a resistência física dos participantes que pedalaram uma maior distância em um tempo menor.

2. Eliminação de radicais livres

A maca peruana serve para ajudar o organismo a eliminar os radicais livres por meio dos seus compostos bioativos antioxidantes. Quando em excesso, os radicais podem causar prejuízos às células e, por isso, o organismo precisa da ajuda de elementos antioxidantes para proteger suas células desses danos.

De acordo com estudos, a maca peruana tem a capacidade de eliminar os radicais livres e proteger as células contra o estresse oxidativo - e isso se deve a presença dos compostos fenólicos em sua constituição. De modo geral, estudos mostram que os compostos bioativos antioxidantes, como os fenóis, atuam no organismo sequestrando os radicais livres e interrompendo as reações de oxidação, o que contribui para a redução de desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, por exemplo.

3. Diminuição da falta de energia

E não é que essa raiz peruana também serve para diminuir a sensação de fadiga e falta de energia? Em outras palavras, a maca peruana serve para aumentar a energia e disposição. De acordo com evidências científicas, o consumo diário de maca peruana durante 4 meses fez aumentar a sensação de energia, humor e disposição de 175 pessoas participantes do experimento. Esse achado tem grande importância visto que a falta de energia atrapalha todas as áreas da vida de uma pessoa.

4. Regulação do metabolismo de glicose e lipídios

A capacidade para regular o metabolismo da glicose e dos lipídios é especialmente importante no diabetes mellitus. Segundo um estudo, a maca peruana serve para modular a resistência à insulina, proporcionando efeitos benéficos no tratamento de distúrbios metabólicos como diabetes. O uso de alimentos funcionais que aliviam a resistência a insulina, como a maca peruana, é de grande importância no âmbito clínico e, por isso, está sendo cada vez mais estudada.

5. Redução dos desconfortos da menopausa

É por meio dos seus efeitos no funcionamento hormonal que a maca peruana serve para reduzir alguns desconfortos comuns da menopausa. De acordo com um estudo, sintomas, como fogachos e suores noturnos, foram reduzidos após a suplementação diária com a maca peruana em cápsulas. Além disso, os sintomas de depressão da pós-menopausa também foram amenizados depois do uso da maca peruana conforme um outro estudo publicado.

6. Aumento da libido feminina

Não é só a saúde sexual dos homens que pode ser beneficiada pela raiz dos Andes! Há outros benefícios da maca peruana, incluindo o aumento do desejo sexual feminino. Portanto, sim, a maca peruana serve também para melhorar a saúde sexual da mulher por meio do aumento da libido.

Um estudo mostrou que o consumo de altas doses de maca por mulheres com baixa libido fez aumentar notavelmente o desejo sexual após a suplementação. No entanto, apesar de ter ajudado, sabe-se que o desejo sexual da mulher é multidimensional, por isso é essencial descobrir como aumentar a libido feminina - existem diversas maneiras para isso.

7. Melhora da motilidade espermática

A motilidade espermática é um dos parâmetros mais utilizados para medir a qualidade dos espermatozóides. Esse parâmetro diz respeito à capacidade que o espermatozóide tem de se mover pelo aparelho reprodutor feminino, alcançando o óvulo para fecundação. É por isso que a motilidade espermática pode definir a fertilidade de um homem.

Nesse contexto, a maca peruana serve para ajudar os espermatozoides a "nadarem melhor"! Um estudo observou efeitos favoráveis ​​da maca na mobilidade do esperma em homens inférteis. Portanto essa raiz pode ser bastante eficaz na melhoria da qualidade do sêmen e na fertilidade masculina.

8. Aumento da libido masculina

Sim - até mesmo os homens podem sofrer com a falta de desejo por sexo. Há diversas razões para que isso aconteça e, alguns estudos indicam que a maca peruana pode servir para melhorar a libido do homem.

O estudo que investigou esse efeito observou também que apesar da maca ter aumentado o desejo sexual dos participantes, esse aumento não causou alterações nos níveis séricos de testosterona. Esse achado demonstra que o desejo sexual masculino não depende somente da testosterona, apesar de ser um hormônio relevante para isso.

9. Melhora da função sexual masculina

Essa extraordinária raiz dos Andes também serve para melhorar a função sexual do homem e, esse é o efeito mais conhecido pela ciência até agora. De acordo com um estudo, o consumo de maca peruana produziu resultados benéficos em homens com disfunção erétil leve. Em apenas 12 semanas, os participantes já puderam experimentar uma melhora na função sexual.

Nesse contexto, a descoberta de alimentos funcionais que amenizam a resistência à insulina é de grande importância - e a maca peruana proporciona esse efeito. Um estudo mostrou que a maca exerce efeitos potencialmente benéficos na melhora de distúrbios metabólicos de glicose e lipídios. Portanto, o consumo de maca peruana pode ser bastante útil para quem tem diabetes.

Onde encontrar maca peruana?

Devido a ampliação do conhecimento da ciência sobre os benefícios da maca peruana, essa raiz tem se popularizado cada vez mais e, por isso, pode ser facilmente encontrada. A maca peruana em cápsulas pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e lojas especializadas em suplementos personalizados como a OMV. Já a maca peruana em pó é mais comumente encontrada em lojas que vendem produtos à granel.

Como consumir?

Por estar disponível em forma de pó e em cápsulas, a maca peruana pode ser consumida de diversas maneiras. A escolha de como consumir é totalmente individual e está atrelada aos hábitos, estilo de vida e rotina de cada pessoa.

Pessoas que prezam pela praticidade geralmente preferem consumir a maca peruana em cápsulas, já que esse formato permite o consumo em qualquer lugar. Basta ter um líquido, como água ou suco, para engolir a cápsula e se beneficiar das propriedades incríveis dessa raiz dos Andes.

Já a maca peruana em pó exige mais utensílios para ser consumida, pois ela deve ser diluída em algum líquido ou misturada a algum alimento. Ter uma colher e um recipiente como um copo ou prato será inevitável! No entanto, a maca em pó pode ser facilmente adicionada a smoothies, sucos, sopas, café e outras receitas.

Quais as contraindicações?

Até o momento, nenhum risco à saúde humana foi observado e registrado pelo uso da maca peruana. Sendo assim, é improvável que o consumo dessa raiz cause algum efeito adverso quando utilizada nas doses recomendadas.

Entretanto, a maca peruana pode exercer uma importante influência sobre os hormônios e, por isso, pessoas com hipertireoidismo ou que estejam em tratamento que altera os níveis hormonais devem evitar o consumo dessa raiz. Ademais, como a maioria dos suplementos e medicações, a maca peruana também não é recomendada para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos. O seu uso por esse público deve ocorrer somente mediante prescrição médica.

Saber que uma raiz cultivada há 2.000 anos pelos povos andinos pode influenciar em diversos aspectos da saúde humana é um tanto quanto surpreendente, não é mesmo? Da saúde sexual até o metabolismo da glicose, a verdade é que ainda há muito o que se descobrir sobre a maca peruana.

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Gostou?

Então bora se vitaminar!

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) a Oh Minhas Vitaminas. Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos. Por isso, você ganhou 30% de desconto no seu primeiro pedido. Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.