30 cápsulas de 600 mg
- Pacotes individualizados
- Todas as vitaminas para um dia em único pacote
30 cápsulas de 600 mg
Confira nossa seleção
O sistema digestório ou digestivo garante a absorção de nutrientes necessários para a vida. É nele que ocorre a digestão, um processo de quebra dos alimentos em moléculas menores e mais simples para o corpo conseguir aproveitar.
Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus são os órgãos do sistema digestório.
Enquanto o intestino delgado é o órgão responsável pela absorção de nutrientes, o intestino grosso é importante para absorção de água, determinando a consistência do bolo fecal que será eliminado. Outra função do intestino grosso, portanto, é eliminar toxinas do corpo.
Flora intestinal é como ainda é conhecida a microbiota intestinal. Na verdade, esse termo não é mais tão bem aceito, já que não está corretamente empregado. Flora é referente às plantas de uma região específica e, até meados dos anos 60, as bactérias eram consideradas plantas.
Bactérias? Sim! Grande parte da microbiota presente em nosso organismo é constituída por bactérias, principalmente bactérias intestinais. No entanto, o conceito é mais abrangente e inclui todo o conjunto de microrganismos que vivem em nosso trato gastrointestinal, ou seja, vírus e bactérias também fazem parte.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, esses microorganismos, quando estão em números adequados e formam uma "colônia do bem", não são capazes de causar males. Muito pelo contrário, eles trazem diversos benefícios à saúde intestinal e geral e, inclusive, são essenciais para a vida.
A desregulação da flora intestinal, denominada disbiose intestinal, tem muito a ver com o que consumimos no cardápio do dia a dia. Ela consiste na alteração da quantidade e distribuição de bactérias no intestino.
Quando a nossa flora intestinal se encontra bem colonizada, ou seja, com mais bactérias "do bem" do que "do mal" - nosso organismo tem a capacidade de funcionar melhor.
O intestino é considerado o segundo cérebro do corpo humano. Ele recebeu essa designação, pois grande parte dos neurotransmissores, como a serotonina, são produzidos nele. Então, imagine, se em nosso segundo cérebro, microrganismos capazes de nos causar males estão em grande maioria, como iremos nos sentir? Mal também - e o raciocínio inicia por aí!
A serotonina, como mencionado, é produzida em predominância no intestino. Ela é conhecida e considerada o neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar.
Há relatos de estudos científicos indicando que, se nosso intestino não vai bem, ou seja, há disbiose intestinal, a predisposição à ansiedade e depressão aumentam.
Flora intestinal desregulada também pode provocar problemas no intestino, como:
Evitar se expor aos fatores que causam a desregulação da flora intestinal é fundamental para melhorar a microbiota intestinal. Conheça quais são eles:
Além disso, incluir outros hábitos na rotina para recuperar a saúde da microbiota trará benefícios. Quer entender melhor na prática? Confira as dicas abaixo:
Muitas pessoas sofrem de problemas intestinais e procuram como regular a flora intestinal. Diante disso, optar por um suplemento de fibras pode ser uma ótima saída para ajudar a resolver o problema, pois eles atuam como prebióticos. Confira, nesta categoria, as seleções da Oh Minhas Vitaminas!