Carregando...

BIOTINA

30 cápsulas de 500 mg (45 mcg)
  • Contribui para a manutenção do cabelo, da pele e das mucosas
  • Auxilia no metabolismo energético
  • Atua no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
Energia e disposição
Reposição de nutrientes
Cuidado com a estética
Performance mental
Saúde e bem estar
R$ 48,30
Compra segura
  • Contribui para a manutenção do cabelo, da pele e das mucosas
  • Auxilia no metabolismo energético
  • Atua no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Especificações do produto

Formato
Cápsula
Quantidade por cápsula
45 mcg - 150% do VD
Modo básico de consumo
1 cápsula ao dia
Melhor horário para tomar biotina
Junto com as refeições

Informações úteis

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou H, é uma vitamina solúvel em água que faz parte das vitaminas do complexo B. A procura pelo consumo de suplementos de biotina só vem aumentando por causa dos seus incríveis benefícios - que vão da saúde à estética.

Benefícios da biotina

Os benefícios da biotina estão relacionados, principalmente, à saúde e beleza da pele e cabelos. Além disso, eles também refletem no metabolismo energético. É por esse motivo que a deficiência de biotina no corpo pode resultar em unhas fracas, dermatites, queda de cabelo e prejuízos na coordenação motora, por exemplo.

Artigos científicos

A ciência está de constantemente buscando informações sobre a nutrição e seus benefícios para o corpo humano

Marcia Elisabethe

Como os produtos da OMV são personalizados para meu estilo de vida, eu percebi rapidamente os resultados do consumo das vitaminas sugeridas para mim, amei.

Douglas Lessing

Sou cliente de várias outras marcas de suplementos, mas fiquei impressionado com a qualidade dos produtos da OMV, realmente o time de nutricionistas deles é excelente.

Iara Salissa

Gente é muito prático!! Eu optei pela assinatura dos produtos, dai os produtos chegam na minha casa todo mês. E mais prático ainda é poder levar minhas vitaminas onde quiser, levo para o trabalho todo dia.

Cristiane Santos

O que eu mais gostei é que os produtos vem em pacotinhos contendo exatamente as doses diárias de cada produto, além da embalagem ser linda de morrer rsrsrs.

Como usar

Biotina

A Biotina pode ser consumida em qualquer horário do dia, sempre acompanhado de água.

O organismo precisa

30 mcg

Em um indivíduo adulto

O que é biotina (vitamina B7)?

O que é biotina (vitamina B7)?

A biotina, também conhecida por vitamina B7 ou vitamina H, faz parte das vitaminas do complexo B. Essa vitamina é essencial para a vida, saúde e bom funcionamento de todos os organismos.

Nós, humanos, não conseguimos sintetizar biotina de forma endógena - isso é, naturalmente. Apenas leveduras, algas, fungos, bactérias e plantas conseguem produzir essa vitamina. Por isso, precisamos consumir a vitamina B7 por meio da alimentação ou da suplementação.

A quantidade de biotina nos alimentos pode variar muito, sendo, às vezes, necessário fazer a suplementação da vitamina B7 para que o organismo tenha a sua quantidade adequada do nutriente.

Como funciona e para que serve a vitamina biotina?

A relação entre biotina e energia é bem conhecida - de fato, essa vitamina atua no metabolismo energético, assim como no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Outra função bem estabelecida da biotina é para o cabelo, assim como manutenção da pele e das mucosas.

Os benefícios da biotina no cabelo estão relacionados com a produção de queratina pela vitamina. Inclusive, existe uma grande associação entre a deficiência de biotina e a queda de cabelo. Isso faz com que o nutriente esteja frequentemente presente em suplementos capilares, incluindo suplementos para crescer cabelo.

Como funciona e para que serve a vitamina biotina?
Sinais e sintomas da falta da vitamina biotina

Sinais e sintomas da falta da vitamina biotina

Quando há deficiência de vitamina B7, nosso corpo sente. Entre as consequências da falta de biotina estão ataxia (prejuízos na coordenação motora), hipotonia (diminuição do tônus e força muscular) e acidose cetolática (falta de oxigênio nas células), resultando em:

  • unhas fracas;
  • fadiga;
  • dermatites;
  • queda de cabelo;
  • conjuntivite;
  • dor muscular;
  • má formação fetal (teratogênica);
  • convulsões;
  • infecção de pele;
  • erupções cutâneas ao redor dos olhos, nariz e boca;
  • imunidade baixa.

Causas da deficiência de vitamina B7

Os motivos que justificam a falta de biotina no organismo vão além da baixa ingestão do nutriente na alimentação. Eles também podem ser decorrentes do:

  • uso de certos medicamentos;
  • alcoolismo crônico;
  • desnutrição energética proteica (DEP) grave;
  • disbiose intestinal;
  • ingestão de clara do ovo crua;
  • deficiência de biotinidase (DBT).
Causas da deficiência de vitamina B7
Mas o que é deficiência de biotinidase?

Mas o que é deficiência de biotinidase? É o mesmo que deficiência de biotina?

Na verdade, as duas têm relação, mas não a mesma coisa. A deficiência de biotinidase é uma doença metabólica hereditária na qual há um defeito no metabolismo da biotina. Como consequência, ocorre uma depleção da biotina endógena, que pode levar à deficiência de biotina.

Benefícios da biotina (vitamina B7)

Encontrados em estudos científicos

Os benefícios da vitamina B7 são muito apreciados por quem deseja manter a pele e os cabelos saudáveis e bonitos. Estudos científicos já evidenciaram os efeitos positivos da biotina para cabelo, pele e outras situações. Saiba mais:

1. Relacionados às unhas

Segundo evidências científicas, a biotina evita a descamação da lâmina ungueal e deformações gerais. Quem sofre de Síndrome das Unhas Frágeis (SUF) costuma fazer uso da vitamina biotina como parte essencial do tratamento.

2. Relacionados à pele

A biotina, muito mais do que ajudar a proporcionar uma pele bonita, pode contribuir com o cuidado contra e o tratamento de doenças cutâneas. Estudos relatam que dermatites seborreicas e atópicas, por exemplo, são mais comuns em quem apresenta deficiência de vitamina B7. Erupções cutâneas também estão mais predispostas nesses casos.

3. Relacionados à gravidez

Durante a gestação e a amamentação, a biotina é um nutriente muito importante, pois há aumento de sua necessidade no organismo. É preciso se atentar à situação, já que a deficiência de biotina (vitamina H) ocorre com frequência no primeiro trimestre da gravidez e, na vida embrionária, é teratogênica – ou seja, pode produzir alterações nas estruturas dos bebês, de acordo com um estudo.

4. Relacionados à diabetes

De acordo com o artigo, Efeitos Farmacológicos da Biotina, “a deficiência de biotina tem sido associada à tolerância à glicose prejudicada e à diminuição da utilização de glicose. Por outro lado, o estado diabético parece ser melhorado por doses farmacológicas de biotina”.

5. Relacionados aos cabelos

Como mencionado, o interesse em produtos capilares com biotina é muito comum, além disso, sua deficiência no corpo está associada a perda de cabelo. Mas será que a biotina é boa para o cabelo mesmo? A síntese de queratina, uma das importantes atuações da biotina, também faz parte da composição dos cabelos. Logo, alimentos bons para os cabelos incluem as fontes de biotina.

Benefícios da biotina (vitamina B7)
Onde se encontra a vitamina biotina (principais fontes)?

Onde se encontra a vitamina biotina (principais fontes)?

A vitamina B7 é encontrada tanto em alimentos quanto em suplementos.

Quais alimentos contêm biotina?

  • Gema de ovo;
  • fígado e rim;
  • cereais integrais;
  • vegetais, incluindo couve-flor, couve e espinafre;
  • frutas, como abacate, banana e framboesa;
  • leite;
  • gérmen de arroz;
  • amêndoas, amendoins e nozes;
  • soja e outras leguminosas;
  • cogumelos.

As versões cruas ou menos processadas dessa lista contêm biotina mais ativa, visto que cozinhar os alimentos diminui a sua eficácia. Se você não conseguir consumir quantidade suficiente da vitamina H através da alimentação, um suplemento pode ser sugerido pelo seu médico ou nutricionista. Ele também pode ser usado para obter-se os benefícios da biotina citados anteriormente.

Suplemento de biotina (vitamina B7)

Os suplementos de biotina estão disponíveis no formato de cápsulas. A biotina cápsulas da OMV já está separada em pacotinhos com a dose diária, sai por menos de 2 reais ao dia e você pode carregar para qualquer lugar. E como tomar biotina? Siga lendo que você descobrirá no próximo tópico.

Suplemento de biotina (vitamina B7)
Recomendação diária de biotina

Recomendação diária de biotina

De acordo com as DRIS, a quantidade diária de vitamina B7 por dia e faixa etária é:

Faixa etária Al*
0 a 6 meses 5 µg
7 a 12 meses 6 µg
1 a 3 anos 8 µg
4 a 8 anos 12 µg
Meninos de 9 a 13 anos 20 µg
Meninas de 9 a 13 anos 20 µg
Meninos de 14 a 18 anos 25 µg
Meninas de 14 a 18 anos 25 µg
Adulto > 19 anos 30 µg
Gestantes de 14 a 50 anos 30 µg
Lactantes de 14 a 50 anos 35 µg

*AI (Adequate Intake): valor de consumo recomendável. Ainda não está estabelecida a dosagem máxima de biotina.

Como tomar biotina corretamente?

Ao tomar suplementos de Vitamina B7 é importante observar a indicação do fabricante. Em geral se recomenda que o usuário tome uma ou duas cápsulas da Vitamina B7 ao dia, preferencialmente antes das refeições.

Mesmo assim, é importante levar em conta as informações de valor diário da vitamina por cápsula. Pois assim é possível ajustar a quantidade de suplemento diário conforme a necessidade da pessoa.

Lembrando que menores de 18 anos, gestantes e lactantes, só devem tomar suplementos com a devida recomendação de um médico.

Qual é o melhor horário para tomar biotina (vitamina B7)?

É recomendado tomar a biotina 30 minutos antes das refeições. Para obter resultados ainda melhores, é interessante associar a ingestão da vitamina a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e consumo suficiente de água.

Como tomar biotina corretamente?
Quando a biotina começa a fazer efeito?

Quando a biotina começa a fazer efeito?

Como a biotina não é um medicamento, o tempo para fazer efeito varia de acordo com os objetivos e o metabolismo de cada pessoa. É importante ressaltar que, se você estiver tomando ou começar a tomar um suplemento, deve receber orientações do seu médico ou nutricionista.

Quanto tempo a biotina fica no organismo?

Sendo uma vitamina hidrossolúvel, a biotina não fica armazenada no corpo e tem o excedente excretado através da urina. Por isso, o excesso de biotina no organismo não costuma ser motivo de preocupação.

Quais os efeitos adversos da biotina?

Como já comentado, a toxicidade de vitamina B7 não é conhecida. Embora a maioria das pessoas tolerem bem suplementos de biotina, algumas relatam efeitos colaterais leves, como desconforto gastrointestinal e irritação na pele após a suplementação exagerada.

A pergunta, “a vitamina biotina engorda ou emagrece?”, costuma ser frequente como possível efeito adverso. No entanto, a vitamina apresenta baixa caloria e, sozinha, é possível dizer que não promove aumento de peso.

Quais os efeitos adversos da biotina?

Mais informações

1

Ainda tem dúvida em que vitamina usar ?

Responda o quiz