Carregando...

10 benefícios da maca peruana para a saúde

Usada há séculos na região andina para melhorar a fertilidade e a função sexual em humanos, a maca peruana é um alimento que chama atenção também por outros potenciais benefícios à saúde.

Tais vantagens causaram um aumento considerável em seu consumo nos últimos 20 anos. Trata-se de uma raiz que é rica em fibras, aminoácidos essenciais, ácidos graxos, vitaminas, minerais e compostos bioativos.

Não à toa, existem cerca de 10 benefícios da maca peruana já relatados pela ciência. Veja quais são eles a seguir!

O que é maca peruana?

Essa planta é um tubérculo que pertence à família das brássicas, como a couve, o brócolis, o agrião, o nabo e a mostarda. A maca também é conhecida como “ginseng peruano”, comumente cultivada em grandes altitudes na Cordilheira dos Andes e usada pelos povos andinos há séculos para fins nutricionais e medicinais. Mas para que serve a maca peruana, afinal?

Trata-se de um ingrediente comum da culinária peruana que proporciona um sabor terroso às preparações, além de uma infinidade de propriedades nutricionais. É por essa razão que hoje em dia existe a maca peruana em cápsulas - para consumo daqueles que buscam incluir mais saúde no dia a dia aliado à praticidade.

As mais diversas espécies de brássicas têm sido estudadas e, a Lepidium meyenii (nome científico da maca peruana), vem sendo estudado recentemente devido aos grandes benefícios que oferece para a saúde. De tudo que a ciência já descobriu sobre a maca peruana e seus benefícios, 10 se destacam! Conheça quais são eles abaixo.

10 benefícios da maca peruana

1. Melhora da função sexual masculina

A maior parte dos estudos sobre a maca peruana se concentram nos benefícios à saúde do aparelho reprodutor masculino. A começar pela disfunção erétil, que é uma disfunção sexual que afeta cerca de 2 milhões de homens ao ano somente no Brasil. Um estudo conduzido em 2009 analisou o efeito do consumo de 2,4 g de raiz de maca todos os dias durante 12 semanas. Os participantes do estudo tinham disfunção erétil leve e experimentaram uma melhora significativa em comparação ao grupo de homens que tomou o placebo.

Outro parâmetro de saúde sexual masculina é a saúde espermática. Esse fator é, inclusive, um dos mais fundamentais quando falamos em fertilidade masculina. Nesse contexto, um estudo encontrou efeitos favoráveis ​​do consumo de maca peruana na motilidade do esperma em homens inférteis. O estudo também demonstrou que, além da motilidade, outros indicadores de qualidade do sêmen foram favorecidos pela maca. Os resultados indicam que essa raiz andina pode ajudar a melhorar a fertilidade do homem.

O desejo sexual não poderia ficar fora da lista de benefícios da maca peruana para o homem. A libido masculina é um fator crucial da saúde sexual que é, por vezes, subestimada. Um estudo que investigou essa relação mostrou que o consumo de maca melhorou o desejo sexual em homens sem provocar mudanças nos níveis séricos de testosterona e estradiol. Em outras palavras, houve aumento natural do desejo sexual sem alterações hormonais.

2. Aumento da libido feminina

A falta de desejo sexual é um dos principais problemas enfrentados por mulheres com vida sexual ativa. E como aumentar a libido feminina? Essa é talvez a pergunta de 1 milhão de dólares quando o tema é saúde sexual! Há diversos recursos terapêuticos que podem ajudar a melhorar o desejo sexual das mulheres e, a maca peruana é um deles, de acordo com os resultados de um estudo.

O estudo investigou os efeitos do consumo de maca peruana em altas doses por mulheres com baixa libido induzida por antidepressivos. O tratamento com a raiz peruana resultou em uma melhora significativa na libido, além de proporcionar experiências sexuais mais agradáveis. Esses achados podem representar um passo significativo no aumento do desejo sexual feminino, em especial para aquelas que fazem uso de antidepressivos.

3. Contribui para a função das glândulas endócrinas

Estudos mostram que a maca peruana pode influenciar positivamente nas funções do hipotálamo e da hipófise, impactando no funcionamento de todas as outras glândulas endócrinas. O hipotálamo regula a atividade secretora da hipófise, representando, portanto, um local de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso.

Foram demonstrados em estudos, os efeitos de equilíbrio sobre o FSH, estradiol e progesterona com o consumo da maca peruana. Isso significa que essa raiz do Peru pode ajudar como recurso terapêutico adjuvante em certas disfunções hormonais. No entanto, em pessoas que já possuem uma produção hormonal exacerbada, como no caso do hipertireoidismo, é necessário cuidado com o consumo da maca, pois ela pode estimular ainda mais a produção hormonal.

4. Melhora a sensação de energia

A constante sensação de falta de energia pode limitar uma pessoa em diversas áreas da vida, não somente na realização de uma atividade física. Há diversos recursos disponíveis atualmente para reparar isso - e evidências sugerem que a maca peruana também pode ajudar! O consumo dessa raiz mostrou melhorar os níveis de energia e o humor em algumas populações.

O estudo em questão envolveu 175 pessoas que viviam em altitudes baixas ou altas e fizeram uso de 3g/dia de maca peruana durante 12 semanas. As pontuações de humor e sensação de energia melhoraram expressivamente em comparação ao grupo que tomou placebo. Por isso, um aumento da sensação de energia e disposição é um dos benefícios da maca peruana.

5. Ameniza sintomas da osteoartrite

A osteoartrite é uma condição articular dolorosa e debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O desgaste da cartilagem é uma das marcas registradas desse problema devido a ativação de processos catabólicos em conjunto com uma interrupção de vias anabólicas.

No contexto do tratamento de doenças articulares debilitantes como a osteoartrite, um estudo sugere que a maca peruana é uma promessa significativa. A maca tem o potencial de fornecer uma abordagem terapêutica que não apenas limita a inflamação e a destruição das articulações, mas também promove a restauração da articulação. Esse efeito se deve principalmente aos compostos bioativos presentes nessa raiz andina.

6. Ajuda a amenizar alguns sintomas da menopausa

Muitos fatores de saúde se alteram no decorrer do climatério devido às expressivas mudanças hormonais. Fogachos, ansiedade, depressão, falta de libido, aumento da pressão arterial e insônia são alguns dos principais desconfortos causados pela menopausa. Nesse cenário, a maca peruana pode ser útil para amenizar alguns desses sintomas.

Um estudo descobriu que o consumo de maca peruana provocou uma redução nos sintomas de depressão e melhorou a pressão arterial diastólica em mulheres na pós-menopausa. Um outro estudo com mulheres na pós-menopausa também encontrou que o consumo de maca peruana em cápsulas gerou uma diminuição dos fogachos e suores noturnos. Esses achados mostram que a maca peruana pode reduzir de fato alguns desconfortos da menopausa.

7. Auxilia na perda de peso

O item 4 dessa lista de benefícios da maca peruana já revela a razão pela qual essa raiz pode ajudar a emagrecer: ela possui efeitos energéticos! A sensação de mais energia fornece mais disposição para a realização de exercícios físicos - e isso ajuda no gasto calórico. Nesse sentido, um estudo realizado com mulheres na menopausa verificou uma expressiva redução de peso corporal após a suplementação com maca peruana. Além desse fator, o uso de maca promoveu uma melhora no perfil lipídico e pressão arterial.

8. Protege as células contra a oxidação

Os radicais livres são, infelizmente, uma parte inevitável da vida de todos os seres humanos. O corpo forma-os em resposta às agressões ambientais, além de serem também um subproduto natural de processos normais nas células. Por isso, todas as pessoas precisam de um suprimento adequado de antioxidantes para compensar a ação desses radicais.

Quando em excesso, os radicais livres podem causar danos ao organismo - e esses danos estão intimamente relacionados ao desenvolvimento de diversas doenças, como diabetes, doenças cardíacas e câncer. É em função do seu potencial antioxidante que a maca peruana pode auxiliar no processo de eliminação dos radicais livres. Estudos indicam que essa raiz peruana tem a capacidade de eliminar os radicais livres e proteger as células contra estresse oxidativo. Isso é fundamental para a manutenção da saúde no decorrer do envelhecimento.

9. Ajuda no tratamento da diabetes

A diabetes mellitus é uma doença crônica metabólica caracterizada pela hiperglicemia que se tornou uma epidemia mundial. São cerca de 463 milhões de adultos (20 a 79 anos) vivendo atualmente com diabetes mellitus em todo o mundo. Sabe-se que o diabetes tipo 2 está estreitamente relacionado ao estilo de vida, por isso a intervenção dietética é considerada um dos métodos mais eficazes para controlar a doença.

Nesse contexto, a descoberta de alimentos funcionais que amenizam a resistência à insulina é de grande importância - e a maca peruana proporciona esse efeito. Um estudo mostrou que a maca exerce efeitos potencialmente benéficos na melhora de distúrbios metabólicos de glicose e lipídios. Portanto, o consumo de maca peruana pode ser bastante útil para quem tem diabetes.

10. Melhora a resistência física

Qual atleta não busca melhorar a resistência física? A boa notícia é que um dos benefícios da maca peruana é a melhora da resistência em atletas. Um estudo mostrou que 14 dias de suplementação com maca melhoraram o desempenho de ciclistas treinados devido ao aumento da resistência física. Por isso, a maca peruana em cápsulas é consumida como suplemento esportivo, tanto por atletas de força quanto de resistência.

Como tomar maca peruana?

Antes de saber como tomar, o primeiro passo é escolher o formato que mais se adequa ao seu estilo de vida. Dito isso, a maca peruana está disponível em forma de pó e em cápsulas.

A maca em pó pode ser adicionada a smoothies, barras de cereal, sucos, molhos, saladas, café e outras preparações culinárias. Basta misturar e dissolver o pó de maca na quantidade recomendada. Por ter um sabor meio adocicado, a maca peruana em pó fica mais interessante em preparações doces.

Já a maca peruana em cápsulas pode ser mais interessante para quem preza pela praticidade, pois é possível consumi-la facilmente em qualquer lugar. Basta ingerir a cápsula junto com água ou outro líquido. Uma das vantagens desse formato é a possibilidade de ter um maior controle sobre a quantidade que está sendo consumida.

Independente do formato que você escolher, é importante prezar por uma marca de suplementos confiável que tenha transparência sobre seus processos de extração e produção acima de tudo. Para isso você pode contar com a OMV!

Ainda há muito para descobrir sobre a maca peruana, afinal a ciência começou a investigar os benefícios desse tubérculo andino muito recentemente. Dado o que já se sabe sobre essa planta, o que falta para você incluí-la no seu dia a dia?

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Referências

Gostou?

Então bora se vitaminar!

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) a Oh Minhas Vitaminas. Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos. Por isso, você ganhou 30% de desconto no seu primeiro pedido. Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.