Carregando...

Qual o melhor própolis para tomar

O própolis é uma substância única produzida pelas abelhas e, é amplamente usada para a prevenção e tratamento de uma variedade de doenças. Por se tratar de um produto natural, o própolis possui algumas variações na composição química e atividade biológica que estão associadas ao seu tipo e origem geográfica. Além disso, existem vários formatos de suplemento de própolis disponíveis no mercado como o própolis marrom, o extrato de própolis verde entre outros, e por isso é muito fácil ter dúvidas sobre qual o melhor própolis para tomar. Conheça a seguir quais são as diferenças entre os suplementos de própolis e como escolher o melhor para você!

Tipos de própolis

Por se tratar de uma substância produzida pela natureza, o própolis possui algumas diferenças em relação a sua composição e coloração que é determinada principalmente pelas características geográficas existentes ao redor da colméia. Entretanto, a composição do própolis também pode variar conforme a estação do ano e espécie da abelha que a produz. A classificação mais popular do própolis é quanto a sua coloração e, os mais conhecidos são:

Própolis marrom

Esse é o tipo de própolis mais comum no Brasil e no mundo, pois essa cor é originada de uma grande diversidade de plantas, climas e espécies de abelhas.

Própolis vermelho

É uma cor de própolis mais rara, produzida especificamente na região do nordeste brasileiro. O própolis vermelho é uma variação proveniente da planta Dalbergia ecastophyllum, extraída dos manguezais dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Própolis verde

Sintetizado a partir da planta Baccharis dracunculifolia (alecrim do campo), o própolis verde é produzido somente no bioma da Mata Atlântica. Esse tipo de própolis é uma das variações mais ricas em termos nutricionais e por isso chama atenção dos orientais, que possuem uma cultura muito forte de cuidados com a saúde e longevidade. Devido a sua popularidade, pessoas no mundo inteiro buscam saber para que serve o própolis verde, se o própolis verde emagrece ou se ele realmente ajuda a combater certos tipos de câncer.

Própolis preto

O própolis preto, conhecido em alguns países como própolis noir, é uma variação mais escura do própolis marrom. No Brasil, esse tipo de própolis é produzido em algumas regiões do nordeste, proveniente de uma planta popularmente conhecida como "Jurema Preta".

 

Um outro fator de variação do própolis é em relação ao seu formato e diluição. Atualmente o extrato de própolis é comercializado em cápsulas e também em forma líquida, que pode estar diluída em álcool ou água.

Extrato de própolis alcoólico

​​O álcool é o solvente mais utilizado para obter extratos de própolis ricos em compostos biologicamente ativos. Os compostos bioativos do própolis são facilmente solúveis em etanol, entretanto, alguns estudos expressam que a diluição em álcool apresenta algumas desvantagens como forte sabor residual e limitações de uso para crianças e indivíduos que não podem consumir álcool.

Extrato de própolis aquoso

Alguns extratos de própolis são diluídos em água e, há poucos dados sobre a produção de soluções aquosas de própolis. No entanto, se sabe que substâncias biologicamente ativas em sua maioria têm baixa solubilidade em água. Segundo estudos, a quantidade de compostos fenólicos em extratos de própolis aquosos é 10 vezes menor do que em extratos diluídos em álcool.

Extrato de própolis em cápsulas

Esse é um formato que agrada muitas pessoas pela alta praticidade que o suplemento em cápsulas oferece, além de poupar o paladar do gosto marcante que o própolis líquido tem. O extrato de própolis-verde da OMV, por exemplo, é comercializado em cápsulas de gelatina vegetal na forma pura, sem a presença de álcool ou outros solventes.

 

Embora existam essas diferenças, todo própolis possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que oferecem inúmeros benefícios à saúde.

Como escolher o melhor própolis

A escolha sobre qual o melhor extrato de própolis para tomar deve levar em consideração as preferências, particularidades de saúde, hábitos e rotina de cada pessoa. Pessoas com sensibilidade ao etanol ou que não suportam o sabor marcante do própolis líquido devem preferir o própolis em cápsulas.

 

Ademais, há alguns outros fatores que devem ser considerados para escolher qual o melhor própolis para tomar, como:

 

➜ escolher um extrato de própolis mais puro possível
Um bom extrato de própolis não deve conter açúcar, sal, sabor ou outros aditivos químicos que modifiquem a composição. O extrato de própolis deve ser o mais próximo de como é encontrado na natureza.

 

➜ escolher um extrato de própolis que contenha uma boa concentração de compostos fenólicos
Para que o própolis seja eficiente em seus efeitos antioxidantes e antiinflamatórios, é preciso que o suplemento contenha uma boa quantidade de compostos bioativos. É por esse motivo que optar por um extrato de própolis puro (em cápsulas) pode ser mais vantajoso do que escolher os diluídos. O extrato de própolis-verde da OMV possui 12,95 mg de compostos fenólicos por dose, por exemplo.

 

➜ escolher um extrato de própolis de uma marca confiável que contenha certificações
Por se tratar de um produto que é extraído da natureza, o processo de extração e produção do suplemento de própolis deve ser realizado com cuidado e segurança. Portanto é muito importante verificar se a marca do própolis possui todas as liberações e certificações exigidas por lei e também se há o cuidado com o meio ambiente envolvido no processo de extração.

Qual a dosagem diária de própolis

Não há um consenso estabelecido sobre a dosagem diária de própolis mais adequada. Por se tratar de um produto extraído da natureza, que comumente possui diferenças na composição em função da região onde é produzido, além das diferenças de diluição (álcool ou água), é difícil estabelecer uma dose fixa. Além disso, o própolis pode ser usado para diferentes fins e isso também interfere na dose mais apropriada para cada pessoa.

 

Alguns estudos relatam que uma dose eficiente e segura de própolis pode variar de 70 mg/dia a 1000 mg/dia. Portanto, para um indivíduo saudável obter os benefícios do própolis, consumir uma dose intermediária pode ser uma boa alternativa. O extrato de própolis-verde da OMV, por exemplo, possui 250 mg de própolis puro em cada cápsula.

 

Segundo estudos, o própolis é geralmente bem tolerado e raramente apresenta efeitos adversos. No entanto, um efeito adverso possível é a hipersensibilidade ao própolis ou a algum elemento da sua composição. Pessoas alérgicas ao própolis ou a qualquer outro produto produzido pelas abelhas devem consumir extrato de própolis apenas sob orientação médica.

Qual o melhor horário para tomar própolis

O própolis pode ser utilizado a qualquer hora do dia, pois não há diferenças sobre a sua eficiência em relação ao período do dia em que é ingerido. Nenhum trabalho científico identificou diferenças em relação a biodisponibilidade ou eficácia do própolis em horários específicos do dia.

 

O fator mais importante sobre esse suplemento é que o seu uso deve ser diário, portanto o melhor horário para tomar própolis será em um momento que o suplemento não será esquecido. Muitas pessoas escolhem tomar ao acordar, junto com a primeira refeição do dia ou após o almoço. Nesses momentos pode ser mais fácil não esquecer de tomar o suplemento de própolis.

 

Agora que você já sabe como escolher qual o melhor própolis para tomar, que tal conhecer o extrato de própolis-verde da OMV? Talvez essa opção seja a que mais se adequa ao seu estilo de vida.

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Gostou?

Então bora se vitaminar!

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) a Oh Minhas Vitaminas. Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos. Por isso, você ganhou R$ 40,00 de desconto no seu primeiro pedido. Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.

Razão Social: Ocean Drop Comercio LTDA. End.: Avenida Osvaldo Reis n.3281 - Loja 25/369 - 01º Andar / Praia Brava, Itajaí/SC - CEP 88306-772. CNPJ: 29.201.041/0001-28. © Desde 2016. Copyright Ocean Drop. Todos os direitos reservados.
Minha conta Buscar