30 cápsulas de 600 mg
- Pacotes individualizados
- Todas as vitaminas para um dia em único pacote
30 cápsulas de 600 mg
Depois de ter sido usada pela NASA como suplemento alimentar para astronautas, a Spirulina ficou famosa no mundo inteiro! Trata-se de uma alga azul esverdeada que tem uma extraordinária densidade nutricional capaz de modular funções imunológicas e prover efeitos anti inflamatórios e antioxidantes. Por essa razão, a demanda global por suplementos com Spirulina está em crescimento e, essa alga tem feito parte do dia a dia de quem busca mais saúde e longevidade.Quem ainda não sabe o que é Spirulina e para que serve, ou quem ainda não tomou Spirulina em cápsula, comprido ou em pó, é preciso conhecer esse superalimento!
A Spirulina é uma alga de cor única (azul esverdeada) que possui uma longa história de uso como alimento devido a sua rica composição nutricional. Essa alga tem uma capacidade ímpar de crescer em água doce e salgada em vários lugares do mundo, graças a sua incrível habilidade de prosperar em condições climáticas adversas. Atualmente os principais habitats de crescimento da Spirulina são o Oceano Pacífico e grandes lagos de água doce em praticamente todos os continentes.
Além de saber o que é a Spirulina, conhecer a sua composição é talvez o ponto mais importante sobre essa alga. Estudos mostram que a Spirulina possui um conteúdo significativo de macronutrientes e micronutrientes, como:
Em razão dessa composição de nutrientes, a OMS destacou que a Spirulina é um dos superalimentos mais importantes da Terra! Outro fator considerável sobre essa alga é que seus nutrientes são prontamente absorvidos pelo organismo e restauram rapidamente um estado nutricional deficiente para níveis fisiológicos. Isso é bastante útil em casos de desnutrição severa.
Diante de nutrientes tão incríveis, qual o benefício da Spirulina? Conheça 10 exemplos a seguir!
120 tablets de 400mg
O cérebro é um dos órgãos mais complexos do organismo e, segundo estudos, suas funções podem ser apoiadas pela Spirulina. O consumo regular de Spirulina pode favorecer as funções cerebrais normais e o desenvolvimento do sistema nervoso, compensando deficiências nutricionais.
A alta biodisponibilidade dos seus nutrientes permite que a vitamina B12, magnésio e ácidos graxos atinjam facilmente o cérebro através de carreadores específicos que exercem efeitos neuronais benéficos. Um outro fator relatado em estudos, é que a influência da microbiota intestinal no sistema nervoso central pode explicar o papel neuroprotetor dessa alga.
Colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL, colesterol VLDL e triglicerídeos, são os integrantes do chamado perfil lipídico sanguíneo. Se sabe que o perfil lipídico é um importante biomarcador de aterosclerose, hipertensão e preditor de doenças cardiovasculares. Nesse contexto, a Spirulina demonstra exercer influências positivas sobre o perfil lipídico humano. Um estudo no qual a Spirulina foi administrada diariamente durante 12 semanas, provocou uma melhora expressiva nos biomarcadores lipídicos dos participantes. Houve uma diminuição nos níveis de colesterol total e um aumento na concentração sérica de colesterol HDL (colesterol "bom"), ajudando a controlar e prevenir distúrbios relacionados à obesidade.
Os efeitos benéficos dessa microalga também foram relatados na pressão arterial. Em um estudo realizado em pacientes hipertensos, 3 meses de suplementação com Spirulina causaram uma redução significativa da pressão arterial sistólica, melhora da função endotelial e redução de IMC. A regulação da pressão arterial pela Spirulina tem sido associada em estudos à prevenção do acidente vascular cerebral.
No contexto do emagrecimento, a combinação de dieta e exercício físico regular é imbatível! Entretanto, há diversos desafios envolvidos no processo de colocar isso em prática, mas a Spirulina pode ajudar! Um dos fatores que facilitam a restrição calórica, que é uma das premissas básicas para o emagrecimento, é o controle do apetite. Para a esmagadora maioria das pessoas controlar a vontade de comer é a parte mais difícil de emagrecer e, de acordo com um estudo, essa microalga pode ajudar aumentando a sensação de saciedade.
Nesse sentido, um estudo verificou que três meses de consumo regular de Spirulina não só melhorou o IMC e o peso, mas também resultou em melhorias na pressão arterial de pacientes com excesso de peso e hipertensão. É por razões como estas que o uso de Spirulina para emagrecer tem despertado interesse de pessoas que precisam perder peso.
Está bem documentado que uma das propriedades da Spirulina é atuar como um anti alérgico. Um estudo mostrou que doses altas dessa microalga reduz significativamente os níveis de IL-4, que é uma citocina recrutada em respostas de asma e rinite alérgica. No contexto da rinite alérgica, um outro estudo avaliou que o consumo de Spirulina melhorou significativamente os sintomas como secreção nasal, espirros, congestão nasal e coceira. Esses achados mostram que essa alga possui um efeito protetor contra doenças alérgicas como a rinite.
A nutrição esportiva está em constante busca por suplementos capazes de melhorar a performance física de atletas e, a Spirulina já foi relatada para melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade. Um estudo mostrou que a Spirulina pode ser considerada um auxílio ergogênico eficaz para intensidades máximas onde o consumo de oxigênio é um fator limitante.
A suplementação com essa alga reduz significativamente o consumo de oxigênio durante o exercício permitindo um aumento do consumo de oxigênio até a fadiga. Em outras palavras, o corpo demora mais para ficar "sem fôlego" para continuar o exercício na intensidade máxima.
Melhorar a sensibilidade das células à insulina não é algo importante apenas para pessoas com diabetes, mas também para quem precisa perder peso. Isso porque uma boa sensibilidade à insulina contribui para um cenário metabólico favorável ao emagrecimento. Segundo um estudo realizado em pacientes obesos, a suplementação com Spirulina promoveu uma melhora expressiva na sensibilidade à insulina dos participantes contribuindo para a perda de peso e melhora do cenário metabólico geral.
Um dos primeiros desafios de uma pessoa que adere à dieta vegana é o consumo de proteínas, pois as fontes proteicas estão tradicionalmente associadas a alimentos de origem animal. Sendo assim, é muito comum que veganos iniciantes não comam uma quantidade adequada desse macronutriente e, poucos sabem que a Spirulina pode ser uma das fontes de proteína vegana.
De acordo com estudos, a Spirulina contém 55-70% de proteína, 15-25% de polissacarídeos, 5-6% de gorduras totais, 6-13% de ácidos nucleicos e 2,2-4,8% de minerais. Essa microalga é a mais rica fonte natural de proteína pois oferece todos os aminoácidos essenciais de que o corpo humano precisa.
Um dos benefícios mais bem consolidados dessa microalga é a sua potente ação antiinflamatória. Estudos revelam que a Spirulina é capaz de reduzir a inflamação crônica e também manifestar efeitos antioxidantes significativos.
Esse potencial antiinflamatório se deve principalmente à ficocianina, responsável pelo pigmento azul da alga. A ficocianina inibe o NADPH oxidase, que é uma fonte significativa de estresse oxidativo e, isso gera efeitos anti-inflamatórios sistêmicos.
O conhecimento sobre as influências nutricionais no sistema imunológico representa uma área de grande interesse para nutricionistas e imunologistas. Isso porque as células do sistema imunológico no trato digestivo são um alvo acessível e ideal para estimular a imunidade e melhorar a função dos glóbulos vermelhos.
Em relação à imunidade, a Spirulina proporciona uma influência positiva devido ao seu rico conteúdo de flavonóides e outros nutrientes. Conforme estudos, essa alga contém proteínas bioativas com capacidade de estimular o sistema imunológico intestinal e, dados apóiam os efeitos da Spirulina em diversas variáveis que sugerem uma melhora do estado de anemia e função imunológica.
A Spirulina pode ser encontrada em lojas físicas e online de suplementos, bem como em lojas de produtos naturais/dietéticos. Essa alga é vendida como suplemento alimentar em dois principais formatos: em cápsulas ou em pó. Cada formato possui suas vantagens, no entanto o suplemento de Spirulina em cápsulas é o formato mais procurado devido a praticidade de consumo.
A Spirulina em cápsulas da Oh Minhas Vitaminas contém 400 mg de Spirulina (100% de biomassa da cianobactéria) e pode ser adquirida online de forma simples, prática e segura.
De maneira geral, o horário para tomar Spirulina não importa, pois sua ação será eficaz em qualquer horário e seus benefícios serão igualmente percebidos. Sendo assim, o melhor momento para tomar o suplemento de Spirulina é a qualquer momento, desde que esteja em dose adequada e que o consumo seja diário.
Entretanto, se a intenção é tomar Spirulina para emagrecer, ingerir o suplemento 30 minutos antes das principais refeições do dia pode ser mais estratégico. Um dos benefícios da Spirulina é promover saciedade e por isso, consumi-la antes do almoço e jantar pode te ajudar a comer menos. Tomar Spirulina nesses momentos maximiza o benefício da saciedade e isso ajuda no processo de emagrecimento.
Agora você sabe o que é Spirulina e como essa alga pode beneficiar a sua saúde de várias formas.
Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.