Carregando...

Conheça os sintomas da rinite alérgica e como tratá-los

A rinite é popularmente conhecida como uma das doenças inflamatórias mais comuns que afetam as vias respiratórias. Os sintomas da rinite alérgica podem ter início por diferentes fatores e é responsável por causar um grande incômodo, em especial na região nasal, na garganta e nos olhos.

Os sintomas da rinite alérgica são bem conhecidos por quem tem rinite e pelas pessoas que convivem com elas. Afinal, é comum encontrar pessoas que já desencadearam episódios de rinite alérgica ao arrumar um armário ou ao lidar com uma reforma, por exemplo.

Os sintomas da rinite alérgica podem ser bem difíceis de lidar no dia a dia, principalmente por serem bastante incômodos. Ou seja, ela afeta bastante a qualidade de vida de qualquer pessoa que sofra com essa condição.

Por conta disso, é importante não só conhecer os principais sintomas da rinite alérgica como, também, os principais tratamentos para a rinite alérgica.

O que é rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma doença bastante popular que atinge, segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), de 10% a 25% dos brasileiros. De acordo com a porcentagem, o valor é equivalente a quase 40 milhões de cidadãos.

Esse número é bastante expressivo e já deixa claro o quanto a rinite, não só é extremamente prevalente, como também é um assunto sério e que deve ser encarado com cuidado e atenção. A doença é definida pela inflamação das mucosas nasais quando expostas a substâncias que desencadeiam processos alérgicos.

Quando a substância alergênica entra em contato com a mucosa nasal, esta responde com um processo inflamatório que pode ser episódico ou crônico. Segundo a pesquisa conduzida por Eulalia Sakano, em parceria com diversos outros profissionais da área, os fatores desencadeantes mais comuns são os ácaros, pêlo de animais ou fungos.

Além disso, os sintomas da rinite alérgica podem ser desencadeados em pessoas com sensibilização a pólen e outros poluentes irritantes. Embora ainda não sejam comuns, devido ao alto custo, os testes de provocação nasal (TPN) se mostraram eficazes no diagnóstico da doença.

Os sintomas da rinite alérgica se tornam ainda mais problemáticos quando a condição se mistura a outras doenças respiratórias. Embora possa parecer uma doença bastante corriqueira e até mesmo superficial, a rinite alérgica deve ser respeitada e tratada com bastante cuidado.

Quais os sintomas de rinite alérgica?

A rinite não é um problema grave, no entanto seus sintomas são muito desagradáveis. A mucosa nasal é uma parte muito sensível, e quando é atingida prejudica toda a região - além, é claro, de ocasionar um grande desconforto. Os principais sintomas da rinite alérgica são:

  • secreção de muco nasal em excesso;
  • obstrução nasal;
  • espirros descontrolados;
  • olhos doendo ou lacrimejando;
  • dor em outras regiões da face;
  • fadiga;
  • inflamação nos olhos.

Lidar com todos os sintomas da rinite alérgica é, sem sombra de dúvidas, uma das piores coisas a respeito dessa doença. Em especial, quando se depara com o quadro crônico da condição. Entretanto, esses sintomas podem ser tratados das mais diferentes formas.

É importante pontuar que determinadas doenças podem se desenvolver através dos sintomas da rinite alérgica. Uma dessas doenças é a conjuntivite.

Isso ocorre pois os olhos compartilham determinados canais com a mucosa nasal. Como consequência, eles podem ser impactados quando há a presença de um episódio de rinite alérgica. Assim, a irritação acomete também os olhos e provoca o quadro da conjuntivite.

Outro problema relacionado aos sintomas da rinite alérgica é a asma. Dados mostram que cerca de 80% dos pacientes com asma apresentam quadros de rinite alérgica.

Há uma similaridade forte entre as duas doenças, afinal, é a mesma via respiratória que sofre com a inflamação gerada por elas. As doenças se apresentam similarmente tanto nos sintomas quanto em relação aos tratamentos e em sua prevenção.

Embora sejam duas doenças distintas, ainda assim a asma e a rinite alérgica podem ser parceiras quando se trata de prejudicar a saúde do paciente e colocá-lo sob cuidados médicos especiais. 

Nessa condição, o quadro se torna ainda mais delicado. Os sintomas da rinite alérgica podem ser mais graves e bem mais prejudiciais aos pacientes que são asmáticos.

O que causa rinite alérgica?

Mas afinal, o que causa rinite alérgica? Os principais fatores de causa da rinite alérgica são:

  • poeira da casa;
  • pólen de flores;
  • pêlos de cães e gatos;
  • fungos, como o mofo;
  • feno e palhas;
  • fumaça e outros poluentes irritantes;
  • ácaros.

Esses são os principais fatores alérgicos que, quando entram em contato com o indivíduo que sofre com a condição, desencadeiam uma crise de rinite alérgica. Entender suas causas é ideal para sua prevenção. Afinal, quem sofre com a doença, não deve se expor ou ao menos deve evitar a exposição a esses fatores.

Aproveite e veja também

Como tratar rinite alérgica?

Existem diferentes tratamentos para rinite alérgica, com foco exclusivo em ações voltadas para o alívio dos sintomas. É claro que, ainda assim, o melhor tratamento é a prevenção. Entretanto, existem diferentes maneiras de aliviar um episódio de rinite alérgica, como:

  • uso de descongestionantes nasais;
  • medicações anti-histamínicos;
  • corticóides.

Além dos tratamentos recomendados pelo profissional de saúde, existem outras formas de não se deixar impactar pela doença por meio da prevenção. Como exemplo, pode-se destacar:

  • evitar lugares com excesso de pó e poeira;
  • evitar contatos com plantas e pólen;
  • evitar utilizar produtos químicos com cheiro forte;
  • manter a casa sempre limpa, evitando o desenvolvimento de fungos e acúmulo de ácaros.

Outra forma eficiente de lidar com os sintomas da rinite alérgica está no de alguns suplementos, como por exemplo a Spirulina. Essa potente microalga é um suplemento 100% natural e, além disso, é considerado um superalimento. Em sua composição, há ferro, cálcio, vitamina B12, betacaroteno, fósforo e aminoácidos.

Estudos mostram que a Spirulina atua como um potente agente antioxidante que garante, não só proteção contra a ação dos radicais livres, como também maior disposição e energia durante o dia a dia. 

Melhora da sensibilidade à insulina

O que é bom para rinite alérgica?

A Spirulina pode ser um aliado nas medidas contra a rinite alérgica. Poucas pessoas sabem como esse produto é bom para lidar com os principais sintomas dessa doença respiratória. Afinal, esse suplemento funciona como um método natural de reforçar as defesas do corpo. 

Além disso, a spirulina também é, segundo estudos, uma excelente combatente da rinite alérgica. O estudo conduzido por Cingi C revelou que, quando o suplemento é utilizado por pessoas com a doença, reduz significativamente seus sintomas.

Os sintomas da rinite alérgica podem ser bem incômodos a ponto de prejudicar o dia a dia do indivíduo. Por isso, é importante saber não só como realizar o tratamento adequadamente como, também, prevenir. Além do uso de Spirulina, outras ações como evitar os agentes de causa da rinite e realizar uma boa limpeza do ambiente diariamente são formas importantes de prevenir as crises.

Referências

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.