Carregando...

VITAMINA B12

30 cápsulas de 500 mg (5 mcg)
  • Essencial para veganos
  • Evidências científicas relacionadas com a regulação do humor e dos sintomas de depressão
  • Desenvolvimento e funcionamento do cérebro
  • Disposição
Saúde e prevenção de doenças
Energia e disposição
Reposição de nutrientes
Performance mental
R$50,10
Produto para 1 mês
Compra segura

Especificações do produto

Formato
Cápsula
Quantidade por cápsula
5 mcg - 208% do VD
Modo básico de consumo
1 cápsula ao dia
Melhor horário para tomar vitamina B12
Junto com as refeições

Informações úteis

A vitamina B12 baixa é um risco para a saúde, já que é capaz de desencadear desde leves complicações até doenças mais sérias. Anemia, depressão e problemas cognitivos estão entre as principais consequências da falta de B12 no corpo.

Benefícios da vitamina B12

Diferente do que muitas pessoas pensam, o suplemento de vitamina B12 não é recomendado apenas para veganos e vegetarianos, embora esses grupos necessitem fazer uso de forma recorrente. A vitamina B12 pode oferecer benefícios à saúde que vão além de suprir as necessidades fisiológicas do corpo.

Suplementar vitamina B12 auxilia na prevenção de anemia, osteoporose, Alzheimer, Parkinson e acidente vascular cerebral, por exemplo. Ainda, contribui com a melhora do humor e sintomas de depressão, saúde do feto na gestação, desenvolvimento cerebral, aumento de energia e beleza dos cabelos, pele e unhas.

Artigos científicos

A ciência está constantemente buscando informações sobre a nutrição e seus benefícios para o corpo humano

Marcia Elisabethe

Como os produtos da OMV são personalizados para meu estilo de vida, eu percebi rapidamente os resultados do consumo das vitaminas sugeridas para mim, amei.

Douglas Lessing

Sou cliente de várias outras marcas de suplementos, mas fiquei impressionado com a qualidade dos produtos da OMV, realmente o time de nutricionistas deles é excelente.

Iara Salissa

Gente é muito prático!! Eu optei pela assinatura dos produtos, dai os produtos chegam na minha casa todo mês. E mais prático ainda é poder levar minhas vitaminas onde quiser, levo para o trabalho todo dia.

Cristiane Santos

O que eu mais gostei é que os produtos vem em pacotinhos contendo exatamente as doses diárias de cada produto, além da embalagem ser linda de morrer rsrsrs.

Como usar

Vitamina B12

A vitamina B12 pode ser consumida em qualquer horário do dia.

O organismo precisa

2,4 mcg

Em um indivíduo adulto

A falta da Vitamina B12 pode causar fadiga, prisão de ventre, problemas nos nervos e outros problemas.

1 a cada 10 pessoas tem deficiência de VITAMINA B12

O que é e para que serve a vitamina B12 no corpo humano?

A vitamina B12 faz parte das vitaminas do complexo B e é importante para a nossa saúde e bem-estar. Isso é explicado devido ela ser essencial para o funcionamento normal das células, incluindo as que compõem o trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Pode-se dizer que a cobalamina, como também é chamada a vitamina B12, é uma família de compostos que apresentam cobalto (cor vermelha). De todas as formas, a forma mais ativa é a metilcobalamina – essa que deve ser optada na hora de escolher um suplemento de vitamina B12 com qualidade. Além das formas suplementares, o nutriente é encontrado em fontes animais e sintetizado pela microbiota – mas nesse último caso as quantidades ainda são incertas. De forma resumida, a vitamina B12 serve para manter o metabolismo em funcionamento devido sua importante atuação na:

  • síntese de DNA;
  • formação da bainha de mielina;
  • metabolismo de ácidos graxos, entre outras funções.
O que é e para que serve a vitamina B12 no corpo humano?
O que a falta de vitamina B12 pode causar em uma pessoa?

O que a falta de vitamina B12 pode causar em uma pessoa?

A vitamina B12 baixa oferece prejuízos à saúde que, dependendo do tempo e da intensidade, vão desde complicações leves até doenças sérias. Os sintomas da falta de vitamina B12 costumam aparecer de 5 a 10 anos após o início e podem incluir:

  • anemia macrocítica megaloblástica;
  • anemia perniciosa;
  • inflamação ou infecção da língua (glossite);
  • lesões na língua (úlceras aftosas);
  • cansaço constante;
  • perda de apetite;
  • sensação de formigamento;
  • prejuízos na coordenação de movimentos (ataxia);
  • demência;
  • aprendizado e raciocínio lento;
  • memória fraca;
  • alteração de humor;
  • depressão.

O que causa a vitamina B12 baixa?

A deficiência de vitamina B12 tem origem, principalmente, no baixo ou nulo consumo de alimentos de fontes animais e também de fatores intrínsecos, como má absorção do nutriente. Além disso, a disbiose é um problema que pode influenciar na sua falta. Por isso, os grupos abaixo devem ter ainda mais cuidado com a vitamina B12 baixa:

  • veganos;
  • gastrectomizados;
  • ileostomizados;
  • pessoas que fazem o uso de medicamentos inibidores de bomba protônica;
  • idosos;
  • indivíduos com contaminação alimentar.
O que causa a vitamina B12 baixa?
Como descobrir se estou com falta de vitamina B12?

Como descobrir se estou com falta de vitamina B12?

A importância da ida ao médico ou nutricionista para rastrear sinais e sintomas e realizar exames periódicos é essencial para verificar se a vitamina B12 está baixa. A avaliação laboratorial inicial de um paciente com suspeita de deficiência de vitamina B12 inclui hemograma completo e nível sérico de vitamina B12.

Quais os níveis normais de vitamina B12?

É comum encontrar laboratórios que considerem valores de referência para deficiência de vitamina B12 em um nível inferior a 150 pg por ml ou 200 pg por ml. No entanto, estudos científicos sobre o assunto já observaram que pacientes com valores acima desses números podem ser sintomáticos e apresentar falta de vitamina B12.

Quais os níveis normais de vitamina B12?

É comum encontrar laboratórios que considerem valores de referência para deficiência de vitamina B12 em um nível inferior a 150 pg por ml ou 200 pg por ml. No entanto, estudos científicos sobre o assunto já observaram que pacientes com valores acima desses números podem ser sintomáticos e apresentar falta de vitamina B12.

Quando a vitamina B12 é considerada baixa?

Estudos sugerem que níveis de vitamina B12 maiores que 350 pg/ml parecem proteger contra os sintomas de sua deficiência. No caso de valores inferiores, a vitamina B12 é considerada baixa e um sinal de alerta.

Quais os níveis normais de vitamina B12?
Quais os sintomas de vitamina B12 alta?

E quais os sintomas de vitamina B12 alta?

É importante ressaltar também que altas concentrações plasmáticas de B12 devem conduzir a uma investigação sistemática de doenças hepáticas ou tumores. Em alguns casos, o excesso de vitamina B12 pode ocasionar reações alérgicas e alterações esplênicas, que referem-se ao aumento do tamanho do baço.

O que fazer para aumentar a vitamina B12 no organismo?

O médico e o nutricionista são os profissionais indicados para auxiliar em casos de vitamina B12 baixa de forma individualizada. Os profissionais de saúde especializados podem orientar o tratamento com alimentos e suplementos com vitamina B12.

Alimentos com vitamina B12

  • Fígado e rins de animais;
  • sardinha;
  • carne bovina;
  • levedura nutricional fortificada;
  • salmão;
  • leite e derivados;
  • queijos;
  • atum;
  • ovos;
  • frango.

Suplementos com vitamina B12

Essa forma de tomar vitamina B12 é interessante para pessoas com risco ou deficiência do nutriente, seja por não consumirem fontes animais ou possuírem problemas com a sua absorção. Os suplementos de vitamina B12 são sintéticos e veganos. Na OMV, você encontra a forma mais biodisponível de vitamina B12 em cápsulas.

Suplementos com vitamina B12
7 benefícios de consumir suplemento de vitamina B12

7 benefícios de consumir suplemento de vitamina B12

A vitamina B12 não pode estar em falta no organismo, já que desempenha papel crítico em vários processos do corpo. Confira os 7 principais benefícios de consumir suplementos com o nutriente:

Produção adequada de glóbulos vermelhos

A vitamina B12 está envolvida na formação dos glóbulos vermelhos, que são estruturas celulares responsáveis pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos. Quando os níveis de vitamina B12 estão muito baixos, a produção de hemácias sofre alteração, resultando em anemia megaloblástica.

Auxílio na prevenção de diversas doenças

Níveis altos de um aminoácido chamado homocisteína têm sido associados à condições crônicas, como osteoporose, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral e doença cardiovascular (DCV). A vitamina B12, por sua vez, tem papel essencial na redução desses níveis, atuando na prevenção.

Capaz de prevenir defeitos congênitos graves

Os defeitos congênitos são anomalias físicas que ocorrem antes do bebê nascer. Os níveis adequados de vitamina B12 são cruciais para uma gravidez saudável. Inclusive, estudos têm demonstrado que, para o cérebro e o sistema nervoso do feto se desenvolverem, é preciso níveis suficientes de B12 na gestante.

Pode melhorar o humor e os sintomas de depressão

A vitamina B12 desempenha um papel importante na síntese e metabolização de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo aumento do bem-estar. Portanto, a deficiência de vitamina B12 pode levar à diminuição da produção de serotonina e, consequentemente, à depressão.

Ajuda no desenvolvimento e funcionamento do cérebro

A B12 atua no reparo e na proteção da bainha de mielina dos neurônios, otimizando a sinalização entre eles. Sua falta no corpo pode ocasionar a desmielinização, deixando os nervos mais vulneráveis e impedindo que eles sejam capazes de conduzir corretamente as mensagens para o cérebro.

Pode dar a você um aumento de energia

Há muito tempo os suplementos de vitamina B12 são apontados como ideais para proporcionar energia. Na verdade, todas as vitaminas do complexo B atuam, mesmo que indiretamente, no metabolismo energético, de proteínas e carboidratos. Ainda, o nutriente participa da síntese de hemácias, estimulando a oxigenação.

Contribui com a beleza dos cabelos, pele e unhas

Além da beleza, a saúde dos cabelos, pele e unhas depende da vitamina B12. Baixos níveis do nutriente podem causar sintomas dermatológicos, como hiperpigmentação da pele, descoloração das unhas, alterações no cabelo, vitiligo e estomatite angular (cantos da boca inflamados e rachados).

Qual a melhor forma de tomar vitamina B12?

Uma pesquisa mostrou que a vitamina B12 tomada por via oral e injetada no músculo teve a mesma eficácia para restaurar os níveis do nutriente em pessoas com falta. Por via oral, a forma mais biodisponível de vitamina B12 é a metilcobalamina - a que oferecemos na OMV.

Quais os benefícios da vitamina B12 injetável?

Para quem não consegue absorver a vitamina B12 por via oral, a forma injetável é uma boa opção. No entanto, quem decidirá isso será o profissional de saúde responsabilizado pelo cuidado com o paciente.

Quanto tempo leva para uma vitamina B12 começar a fazer efeito?

Assim como outros suplementos vitamínicos, a vitamina B12 demora um tempo para fazer efeito, que pode ser de semanas a meses, dependendo do caso e do objetivo.

Qual a melhor forma de tomar vitamina B12?

Ainda tem dúvida em que vitamina usar ?

Responda o quiz