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Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental?

Perceba que a origem do cansaço e da disposição estão no cérebro, por isso, as vitaminas que atuam na função cerebral podem ser importantes para combater a fadiga. No entanto, é importante saber que é normal se sentir esgotado em um dia intenso de trabalho ou depois de fazer exercícios físicos extenuantes. Mas, quando essa sensação se manifesta também em dias comuns, é preciso investigar melhor a causa do cansaço extremo.

O fato é que o cansaço físico e mental pode ter muitas causas e uma delas é a deficiência de certos nutrientes. Há 7 nutrientes específicos que podem contribuir para você se sentir mais disposto e enérgico. Descubra, a seguir, qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental.

7 Nutrientes para cansaço físico e mental

Vitaminas e minerais são fundamentais para os seres humanos, pois desempenham papéis cruciais em uma variedade de vias metabólicas básicas. Os seus envolvimentos na produção de energia, transporte de oxigênio e funções neuronais os torna críticos para a função cerebral e muscular. Essas funções, por sua vez, têm influência direta na sensação de energia e cansaço. Por isso, é tão importante saber qual a melhor vitamina para dar ânimo e disposição.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

1. Vitaminas do complexo B

Estudos relatam que todas as vitaminas do complexo B, exceto o folato, estão envolvidas em várias etapas do sistema de produção de energia dentro da célula. Sendo assim, a oferta adequada dessas vitaminas é fundamental para o funcionamento do sistema de produção de energia. Uma deficiência de vitaminas do complexo B limitam, portanto, a produção de energia, promovendo a sensação de cansaço.

Outra conexão importante entre as vitaminas B com a fadiga é a anemia. A anemia não está sempre relacionada à carência de ferro. Há evidências de que o fornecimento inadequado de algumas vitaminas do complexo B, como a vitamina B6 e B12, pode levar à anemia.

Dito isso, as vitaminas do complexo B, podem ser boas aliadas quando se está em busca de saber qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental.

2. Vitamina C

Essa vitamina é indispensável para duas enzimas envolvidas na biossíntese da carnitina. A carnitina, por sua vez, é um cofator básico no transporte de ácidos graxos para as mitocôndrias (local onde a energia é produzida na célula).

Segundo o que mostram alguns estudos, o fornecimento insuficiente de vitamina C pode ser responsável pela fraqueza ou dor muscular. Por isso, não é à toa que os sintomas de deficiência moderada dessa vitamina incluem fadiga, irritabilidade e dores musculares.

Segundo um estudo, o efeito agudo da vitamina C sobre a redução da fadiga já foi comprovado. O estudo foi realizado com trabalhadores de escritório e mostrou que a vitamina C intravenosa reduziu a fadiga em duas horas e o efeito persistiu por um dia. Esse achado reforça o quanto essa vitamina pode ser eficiente para reduzir a sensação de cansaço físico e mental.

3. Coenzima Q10

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pela geração de energia e, para isso, elas precisam de CoQ10. Esse processo de geração de energia é conhecido como síntese de ATP (Adenosina Trifosfato) e, sem esse sistema funcionando, simplesmente não existiria energia no corpo nem para abrir e fechar os olhos.

A coenzima Q10 é, portanto, um nutriente presente em quase todas as células do corpo humano. Quando esse nutriente está deficiente, um dos sintomas pode ser a sensação de cansaço e falta de energia. Logo, não é à toa que, segundo estudos, uma melhora significativa da falta de energia pode ser observada em pessoas que sofrem de fadiga crônica depois da suplementação com CoQ10.

4. Magnésio

O magnésio é um mineral que tem uma infinidade de funções no corpo humano, servindo como cofator em mais de 300 reações enzimáticas. Diversos estudos mostram que esse nutriente é essencial para a regulação da contração muscular, metabolismo da insulina e para a síntese de DNA, RNA e proteínas.

Cérebro e músculos são os principais envolvidos na sensação de cansaço físico e mental e, se tem um mineral que é fundamental para ambos, esse mineral é definitivamente o magnésio. Alguns estudos, inclusive, já analisaram que um dos primeiros sinais de carência de magnésio inclui manifestações neurológicas e/ou neuromusculares. Por esse motivo, o magnésio pode ter um efeito tanto na fadiga física quanto na fadiga mental, afetando o desempenho cognitivo e físico.

Ademais, segundo estudos, o magnésio possui também um papel predominante na produção e utilização de ATP, que é a moeda energética do corpo.

5. Óleo de semente de uva

Uma grande quantidade de pesquisas apontando para possíveis propriedades terapêuticas do extrato de semente de uva em relação à cognição têm surgido nos últimos anos. Essa substância parece atuar de maneira bastante positiva no cérebro.

Alguns estudos sugerem que a semente de uva pode melhorar a fadiga crônica em pacientes com esclerose múltipla, podendo ser útil no manejo desse sintoma. As pesquisas sobre esse componente da uva expressam que o óleo extraído da sua semente é um recurso natural com fortes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam a prevenir a peroxidação no sistema nervoso central. Esses efeitos proporcionam proteção para a função cerebral geral e, por isso, podem ajudar na sensação de cansaço mental.

6. Cafeína

Os efeitos estimulantes da cafeína no sistema nervoso central são conhecidos há séculos. Numerosos estudos descrevem que a cafeína age no sistema nervoso central na região dos receptores de adenosina (é a adenosina que proporciona a sensação de letargia e sonolência). A cafeína obstrui os efeitos da adenosina, proporcionando mais disposição mesmo depois de uma noite de sono ruim.

A capacidade da cafeína de bloquear os receptores de adenosina é observada, inclusive, em doses baixas, como as contidas em uma única xícara de café. Entre os principais efeitos psicológicos da cafeína estão a sensação de energia e a melhora das habilidades cognitivas. Esses efeitos são resultado direto da ativação química de diferentes vias neuronais por meio de alterações na liberação de neurotransmissores. Por isso, um complexo vitamínico para cansaço físico e mental eficiente geralmente contém cafeína na composição.

7. Fosfatidilserina

A fosfatidilserina é uma substância química essencial para muitas funções no corpo humano, especialmente no cérebro. Trata-se de um fosfolipídio de membrana encontrado em altas concentrações no tecido cerebral que desempenha funções, como manter a integridade da membrana mitocondrial, liberar neurotransmissores e ativar a proteína C quinase na formação da memória.

Um estudo verificou que a fosfatidilserina é absorvida de forma eficiente pelo corpo humano. Esse fosfolipídio atravessa a barreira hematoencefálica e interrompe certas alterações bioquímicas e a deterioração estrutural das células nervosas. Devido a esses efeitos, essa substância suporta uma variedade de funções cognitivas, como:

  • formação da memória de curto prazo;
  • consolidação da memória de longo prazo;
  • capacidade de criar novas memórias;
  • capacidade de recuperar memória;
  • capacidade de aprender e recordar informações;
  • capacidade de focar a atenção e concentração;
  • capacidade de raciocinar e resolver problemas;
  • habilidades linguísticas e a capacidade de se comunicar.

Todas essas funções são comprometidas quando há cansaço mental, portanto, a fosfatidilserina pode ser bastante conveniente para pessoas que sofrem com a fadiga e falta de disposição mental.

Qual o melhor suplemento para cansaço físico e mental?

Atualmente, há uma porção de suplementos que prometem melhorar o estado de alerta e a sensação de energia, recuperando o declínio cognitivo e desempenho físico. Entre tantas opções, qual a melhor vitamina para dar ânimo e disposição de modo realmente eficiente? A resposta está naquele suplemento que reúne todos os nutrientes que comprovadamente agem em sinergia contribuindo para a função cerebral e muscular.

O Mix Energia tem justamente essa combinação inteligente de nutrientes específicos para ajudar no combate ao cansaço e falta de disposição. Ele repõe importantes vitaminas e nutrientes, como CoQ10, óleo de semente de uva, vitaminas do complexo B, cafeína, vitamina C e fosfatidilserina, que auxiliam na redução do cansaço, melhora da concentração, disposição e bem-estar. O Mix Energia pode ser a ferramenta que faltava para aumentar a energia física e mental que você precisa diariamente para trabalhar, estudar, se exercitar e viver a vida intensamente.

Se você tem se sentido constantemente cansado e sem disposição, não deixe de contar com esses nutrientes que contribuem para dar mais energia.

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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