Carregando...

O que é e para que serve a fenilalanina?

Aminoácidos, como a fenilalanina, ainda são pouco conhecidos pela grande maioria das pessoas, no entanto, cientistas têm estudado cada vez mais sobre os efeitos dessa substância na saúde humana. A fenilalanina desempenha um papel fundamental na biossíntese de outros aminoácidos e, apenas isso, já revela a grande importância que ela tem para a saúde humana. Descubra, a seguir, o que é a fenilalanina e para que serve.

O que é a fenilalanina?

A fenilalanina é um aminoácido essencial e, por isso, precisa ser oferecido para o corpo por meio de alimentos ou suplementos. Esse aminoácido exerce um papel indispensável na biossíntese de outros aminoácidos fundamentais, sendo importante para a estrutura e função adequada de diversas proteínas e enzimas. Como exemplo, para sintetizar neurotransmissores, como dopamina e norepinefrina, o corpo precisa da fenilalanina, que será convertida em tirosina para essa síntese ocorrer.

Há duas formas de fenilalanina:

  • l-fenilalanina;
  • d-fenilalanina.

Ambas são praticamente idênticas, entretanto, possuem estruturas moleculares ligeiramente diferentes. A d-fenilalanina difere um pouco do que é a l-fenilalanina em termos de efeito no organismo. Enquanto uma está mais envolvida na inibição da decomposição das endorfinas analgésicas naturais, a outra atua como precursor dos neurotransmissores que podem melhorar o humor, respectivamente.

Para que serve a fenilalanina?

O organismo precisa, necessariamente, de fenilalanina e outros aminoácidos para produzir proteínas. Essas proteínas formadas pelos aminoácidos são encontradas no sangue, cérebro, músculos, órgãos internos e praticamente em todos os lugares do corpo.

A fenilalanina também é crucial para a produção de outras moléculas, incluindo:

➜ Tirosina: um aminoácido produzido diretamente a partir da fenilalanina para sintetizar neurotransmissores.

➜ Dopamina: um neurotransmissor responsável pelo centro de recompensa do cérebro, controle motor, memória e aprendizado.

➜ Epinefrina e norepinefrina: dois hormônios neurotransmissores vitais para a ativação da resposta de luta ou fuga do organismo. Essa resposta é essencial para ação em situações estressantes ou de perigo iminente.

Além de ser útil nesses processos vitais básicos do organismo humano, a fenilalanina também pode oferecer benefícios nos seguintes casos:

Tratamento da depressão

Documentos científicos manifestam que a fenilalanina possui atividades ant-depressivas e analgésicas. Ela é convertida em tirosina que, por sua vez, é convertida em L-dopa, norepinefrina e epinefrina. Esses são três neurotransmissores chave para a sensação de bem-estar. Como resultado, a fenilalanina está associada a níveis elevados dos neurotransmissores, dopamina e norepinefrina, no cérebro e isso pode aliviar os sintomas da depressão.

Um outro estudo sugere que níveis reduzidos de certos aminoácidos como metionina, fenilalanina, triptofano e tirosina estão associados à depressão. Os baixos níveis desses aminoácidos no organismo de pacientes com depressão são consequência e não a causa da depressão. Esse achado é um tanto quanto relevante, uma vez que a depressão é um problema de saúde mental que cresce no mundo todo.

Alívio da dor

A fenilalanina demonstra ser útil no alívio da dor - e isso se deve principalmente a seus efeitos analgésicos. Alguns estudos analisaram que esse efeito provocado pela fenilalanina se dá por uma ação retardante do aminoácido em enzimas que degradam endorfinas. Retardar esse mecanismo de redução de endorfina pode diminuir a dor em tempo recorde. Uma pesquisa clínica observou o alívio da dor ocorrer dentro de dez minutos após a ingestão de l-fenilalanina.

Tratamento do vitiligo

A fenilalanina é também um precursor da melanina, que é a proteína responsável por dar cor à pele, olhos e cabelos. Em função disso, muitos dermatologistas utilizam aminoácidos, como a fenilalanina, como uma ferramenta terapêutica para o vitiligo.

Segundo estudos, a fenilalanina administrada por via oral ou tópica, combinada com a exposição solar, é o protocolo mais utilizado para o vitiligo. Geralmente, a suplementação desse aminoácido é bem tolerada e fornece bons resultados em termos de taxa de repigmentação.

Alívio dos sintomas da abstinência alcoólica

A abstinência de álcool causa um grande estresse e sofrimento para os alcoolistas em tratamento. Essa abstinência promove um ambiente hipo dopaminérgico nos circuitos do sistema nervoso e, a suplementação de fenilalanina, pode ser eficiente para restabelecer a falta de neurotransmissores e aliviar os sintomas de abstinência de etanol.

Um estudo com 20 pacientes em terapia de desintoxicação observou uma diminuição significativa nos escores de sintomas psiquiátricos após a suplementação com fenilalanina. Esse achado mostra que o aminoácido pode ser útil como adjuvante na terapia de desintoxicação de dependentes de etanol.

Ansiedade

Evitar que os níveis séricos de fenilalanina oscilem com frequência pode ser importante no manejo dos sintomas da ansiedade. Isso se deve, principalmente, pelo papel desse aminoácido na síntese de hormônios e neurotransmissores importantes para o bem-estar.

De acordo com estudos, há correlações significativas de ansiedade com a variabilidade das concentrações de fenilalanina no sangue. Evitar flutuações de fenilalanina provavelmente pode reduzir a ansiedade, revelando que esse aminoácido poderia servir como um suplemento para ansiedade.

Preservar a massa magra em idosos

Mesmo em indivíduos saudáveis, as alterações relacionadas à idade no metabolismo muscular são evidentes. Como a massa muscular é construída a partir de proteínas, há dados consideráveis ​​que mostram o benefício da ingestão aguda de aminoácidos essenciais para idosos.

Um estudo analisou que a suplementação de aminoácidos, incluindo a fenilalanina, melhorou a massa corporal magra e a síntese de proteína muscular basal em idosos com 60 anos ou mais. Além disso, o estudo descobriu que a resposta anabólica aguda à suplementação com aminoácidos foi mantida ao longo do tempo, compensando os efeitos debilitantes da sarcopenia (perda progressiva de massa muscular).

Quais são as fontes de fenilalanina?

Basicamente, todos os alimentos ricos em proteína contém fenilalanina. Esse aminoácido também é encontrado no aspartame, que é um adoçante artificial frequentemente adicionado ao refrigerante diet e alimentos sem açúcar.

De acordo com estudos, estão algumas das principais fontes alimentares de fenilalanina são:

  • carne bovina;
  • carne suína;
  • carne de ovelha;
  • frango;
  • peru;
  • pato;
  • frutos do mar, como salmão, atum, camarão e lagostas;
  • ovos;
  • laticínios;
  • oleaginosas;
  • sementes;
  • leguminosas, como grão de bico, feijão e lentilha;
  • soja;
  • cereais integrais, como aveia, cevada, quinoa e centeio.

A fenilalanina pode também ser ingerida por meio de suplementos. Inclusive, esse aminoácido é frequentemente incluído em suplementos para ansiedade, suplementos para alívio da dor e até em suplementos adjuvantes do tratamento da depressão.

Estudos indicam que as quantidades de fenilalanina encontrada em suplementos e nos alimentos não representam risco para indivíduos saudáveis de maneira geral, pois poucos ou nenhum efeito colateral foi observado até então. No entanto, pessoas portadoras de fenilcetonúria devem monitorar cuidadosamente a ingestão desse aminoácido, pois esse distúrbio prejudica a capacidade do corpo de metabolizar a fenilalanina.

Saber o que é a fenilalanina e para que serve é essencial para dar a devida importância a esse aminoácido tão fundamental para a saúde!

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Gostou?

Então bora se vitaminar!

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) a Oh Minhas Vitaminas. Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos. Por isso, você ganhou 30% de desconto no seu primeiro pedido. Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.