Carregando...

Fosfatidilserina: o que é, para que serve e como consumir

Se você nunca tinha ouvido falar na fosfatidilserina, saiba que não está sozinho! Essa substância ainda não é tão popular quanto outras que também auxiliam nas funções cerebrais, entretanto, isso não quer dizer que não seja eficiente - muito pelo contrário. Mas para que serve a fosfatidilserina então? Veja, a seguir, o que a ciência já descobriu sobre essa substância e quais os seus benefícios para a saúde humana.

O que é fosfatidilserina?

A fosfatidilserina é um fosfolipídio multifuncional que possui um alto teor de gordura e qualidade biológica essencial como nutriente para o corpo. A fosfatidilserina está distribuída por todo o organismo porque todas as células precisam desse elemento para funcionar adequadamente. No entanto, embora esteja por todo o corpo, a fosfatidilserina é um nutriente que se encontra em maior concentração nos órgãos de alta atividade metabólica, como cérebro, pulmões, coração, fígado e músculo esquelético.

Essa substância está localizada principalmente na camada interna da membrana celular e possui uma variedade de funções reguladoras. Estudos relatam que a fosfatidilserina modula a atividade de receptores, enzimas e moléculas sinalizadoras, além de estar envolvida no controle da fluidez da membrana celular.

Para que serve fosfatidilserina?

Sabe-se que sua função está ligada principalmente à membrana celular, uma vez que os fosfolipídios são elementos críticos do papel que a membrana desempenha nas células. As membranas celulares são a maior superfície de troca das células com o meio extracelular, especialmente no caso das células nervosas.

A fosfatidilserina se envolve em funções fundamentais das células cerebrais como:

  • na produção e liberação de transmissores químicos;
  • na ação de receptores;
  • na atividade sináptica.

As suas contribuições para a estrutura e função das células nervosas são expressas no desempenho do cérebro como um todo. Portanto, estamos falando de uma substância que contribui diretamente para a saúde do cérebro!

Resumidamente, a fosfatidilserina funciona como um elemento essencial para regular as funções básicas de transmissão de informações do interior das células com o meio extracelular e vice-versa. Além da condução nervosa, a fosfatidilserina também está intimamente relacionada à síntese de ATP, que é a molécula básica de geração de energia do organismo.

Benefícios da fosfatidilserina

Há 6 benefícios da fosfatidilserina que já foram verificados pela ciência:

1. Contribui para a função cognitiva no envelhecimento

O aumento da população idosa fez crescer também a frequência das queixas de comprometimento cognitivo nos consultórios médicos. Isso, por sua vez, criou a necessidade de substâncias para melhorar o desempenho cognitivo que previnam a deterioração cognitiva ao longo do tempo.

Uma possível estratégia de tratamento se baseia na reposição de fosfolipídios, já que esses são componentes fundamentais das membranas neuronais. Nesse contexto, estudos demonstraram que a fosfatidilserina pode melhorar uma variedade de funções cerebrais que tendem a diminuir com a idade, como:

  • memória;
  • aprendizagem;
  • habilidades de vocabulário;
  • concentração;
  • humor;
  • estado de alerta e;
  • sociabilidade.

Um outro estudo que avaliou a eficácia da fosfatidilserina indicou que a suplementação pode melhorar o desempenho cognitivo em idosos não demenciados com queixas de memória. Com seus benefícios comprovados por ensaios clínicos contra o declínio cognitivo relacionado à idade, a fosfatidilserina pode representar um meio verdadeiramente seguro e eficaz para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

2. Pode reduzir sintomas do TDAH

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é o transtorno comportamental mais diagnosticado na infância. Atualmente, há diversas estratégias e recursos para amenizar os sintomas do déficit de atenção, como mudanças na dieta, suplementação, psicoterapia e medicações alopáticas. Uma meta-análise sugeriu que a fosfatidilserina pode ser eficaz nesse sentido, especialmente no sintoma de desatenção em crianças com TDAH.

Um outro estudo mostrou que a suplementação com fosfatidilserina melhorou significativamente os sintomas de TDAH e a memória auditiva de curto prazo em crianças. Sendo assim, a suplementação com essa substância pode ser uma estratégia nutricional eficiente para melhorar o desempenho de crianças que sofrem com TDAH.

3. Pode ajudar a melhorar o humor

Problemas de humor são frequentes em jovens e, um estudo mostrou que a ingestão de 300 mg de fosfatidilserina por dia, durante um mês, foi associada a uma modificação positiva de humor. O estudo relata pela primeira vez uma melhora no estado de humor em situações de estresse em jovens saudáveis.

4. Pode ajudar no tratamento da depressão

A depressão está entre as principais doenças psicológicas diagnosticadas atualmente. Um estudo realizado em Milão observou que a fosfatidilserina melhorou visivelmente os sintomas de depressão em algumas pessoas que fizeram uso da suplementação com esse fosfolipídio. Tal efeito foi atribuído possivelmente a ação regulatória da fosfatidilserina nas membranas e estruturas das células cerebrais.

5. Ajuda na recuperação e fadiga muscular

A fosfatidilserina parece ser um suplemento eficaz para combater o estresse induzido pelo exercício físico. Estudos com esse fosfolipídio demonstraram acelerar a recuperação, prevenir dores musculares, melhorar o bem-estar, possuindo poderosas propriedades ergogênicas para atletas.

Estudos realizados com atletas que usaram a suplementação fosfatidilserina mostraram efeitos benéficos no desempenho e nos marcadores de dano muscular. A suplementação resultou em um aumento do tempo até a exaustão durante o exercício, sugerindo que a fosfatidilserina é um suplemento eficaz para combater o estresse muscular incitado pelo exercício.

A fosfatidilserina é definitivamente um elemento que precisa estar presente em um suplemento de vitamina para dar ânimo e disposição.

6. Apoia as funções cerebrais

Um conjunto de evidências apoia a importância funcional que a fosfatidilserina tem para o cérebro. Afinal, essa substância é a principal classe de fosfolipídios ácidos, representando cerca de 15% dos fosfolipídios presentes no córtex cerebral humano.

Segundo estudos, a fosfatidilserina exerce um papel crítico na ativação de importantes vias de transdução e na modulação da liberação de neurotransmissores. Nesse contexto, estudos mostram uma melhora cognitiva significativa em indivíduos que receberam suplementos orais de fosfatidilserina. Uma hipótese para tal efeito é que essas melhorias cognitivas e maior velocidade nas respostas bioquímicas do cérebro se devem aos efeitos mediados pela fosfatidilserina nas membranas neuronais.

Como tomar fosfatidilserina?

Atualmente, a maneira mais certeira de tomar fosfatidilserina para obter seus benefícios é por meio de suplementos. Essa substância está presente, inclusive, em algumas vitaminas para dar ânimo e disposição.

A dosagem e indicação de uso são bastante diversas. Um estudo mostrou que em adultos jovens saudáveis, por exemplo, 400 mg de fosfatidilserina por duas semanas já foram suficientes para obter uma melhora significativa na velocidade de processamento cerebral. Já um outro estudo, realizado com idosos, utilizou 600 mg dessa substância por 12 semanas para melhorar as funções de memória.

Sendo assim, a forma mais adequada de tomar fosfatidilserina será aquela indicada pelo médico de acordo com as particularidades de cada indivíduo.

Agora que você já sabe para que serve a fosfatidilserina, avalie se ela pode ser benéfica para melhorar o seu desempenho físico e mental. Por vezes o cérebro e os músculos precisam de uma ajudinha extra para funcionarem em sua melhor capacidade, por isso que a fosfatidilserina está presente no Mix Energia. Esse Mix é uma combinação dos nutrientes mais eficientes em proporcionar mais ânimo, energia e disposição.

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Gostou?

Então bora se vitaminar!

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) a Oh Minhas Vitaminas. Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos. Por isso, você ganhou 30% de desconto no seu primeiro pedido. Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.