30 cápsulas de 600 mg

- Pacotes individualizados
- Todas as vitaminas para um dia em único pacote
30 cápsulas de 600 mg
A maioria das mulheres já sofreu com elas alguma vez na vida. A cólica menstrual é um desconforto comum que afeta até 90% das mulheres em idade reprodutiva. Caracterizada por dores na região abdominal inferior, ela pode variar em intensidade e pode vir acompanhada de outros sintomas, como dores de cabeça, náuseas e fadiga. Dependendo da intensidade da dor, as cólicas podem interferir nas atividades diárias e afetar negativamente a qualidade de vida das mulheres. Saber como aliviar a cólica menstrual é essencial para todas as mulheres que enfrentam esse desconforto todos os meses.
A seguir, exploraremos algumas estratégias para prevenir e aliviar a dor da cólica menstrual de maneira eficaz e natural.
A cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia, refere-se à dor abdominal inferior que ocorre antes ou durante o período menstrual. A cólica é um dos principais sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e está diretamente ligada com a produção de prostaglandinas, que provocam contrações no útero para expelir o endométrio.
A cólica menstrual pode ser classificada de acordo com 3 fatores. São eles:
Os principais sintomas da cólica menstrual podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Mas, afinal, o que causa a cólica menstrual? As cólicas são causadas principalmente pelas contrações uterinas que ocorrem durante o ciclo. Essas contrações são desencadeadas pela liberação de substâncias químicas chamadas prostaglandinas.
Durante o ciclo menstrual,quando não há a fertilização do óvulo, o endométrio (revestimento do útero) é liberado durante a menstruação. Para ajudar a expelir o endométrio, o útero se contrai, e é nesse momento que ocorre a cólica menstrual.
No entanto, há outros fatores que podem tornar as cólicas mais intensas e frequentes, como:
30 cápsulas de 1,3 g
A cólica menstrual faz parte do processo natural do ciclo menstrual e por isso dificilmente pode ser prevenida. Entretanto, existem medidas que podem ajudar a reduzir a intensidade das cólicas menstruais quando ela surgir:
A atividade física estimula a liberação de endorfinas, que são substâncias químicas que podem proporcionar alívio da dor.
Conforme um estudo, uma dieta que contém elevado consumo de açúcar, gordura saturada, sódio e poucos alimentos in natura, está associada a uma intensidade maior de cólicas menstruais.
Essas são medidas que "preparam" o corpo para que, quando a cólica surgir, a dor seja menos intensa e mais suportável.
Mas quando a cólica surge, é conveniente saber como amenizá-la.
Lembrando que cada mulher é única e pode responder de maneira diferente a essas medidas.
Por vezes a dor é tão intensa que não tem nem posição para aliviar cólica menstrual! Se as cólicas forem persistentes, incapacitantes ou acompanhadas de outros sintomas preocupantes, é recomendado buscar ajuda médica.
Conforme um estudo, a aplicação de calor com uma leve massagem abdominal pode ajudar a amenizar a cólica menstrual forte. A aplicação de calor local pode reduzir a tensão muscular e relaxar os músculos abdominais. O calor e a massagem suave também podem aumentar a circulação sanguínea pélvica ajudando a eliminar a retenção local de líquidos e diminuir, permitindo assim uma redução da dor causada pela compressão do nervo
No entanto, essa é apenas uma medida paliativa para aliviar a cólica muito forte. O ideal é descobrir o motivo da intensidade da dor e colocar em prática alguns métodos de prevenção como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e uso de suplementos para TPM como o óleo de prímula e borragem.
Aprofunde-se no assunto: Óleo de borragem: o que é, para que serve e quais seus benefícios
Com os cuidados adequados, é possível enfrentar as cólicas menstruais e encontrar alívio, permitindo que as mulheres vivam suas vidas de forma mais confortável e plena, mesmo durante o período menstrual.
Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 8˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.