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15 Benefícios da caminhada para o corpo feminino

Estar constantemente cansado e sem disposição pode privar você de praticar um dos exercícios mais benéficos para a saúde: a caminhada.

Muitas pessoas subestimam o poder que uma simples caminhada diária tem sobre a qualidade de vida e o bem-estar. A ciência aponta que, para as mulheres, essa modalidade física proporciona vantagens singulares que vão desde ajudar no emagrecimento até reduzir a ansiedade.

A verdade é que existem dezenas de benefícios da caminhada para o corpo feminino e para a saúde psicológica. Descubra, a seguir, os principais benefícios da caminhada para o corpo e porque caminhar faz bem para a saúde mental também.

Quais os benefícios de caminhar?

Caminhar é "de graça", não exige habilidades complexas ou equipamentos caros e, ainda, é uma prática fácil de encaixar na rotina. Seja na rua, na praia, no parque, na esteira ou até no shopping, caminhar pode trazer diversos benefícios para a saúde de homens e mulheres.

Apesar de beneficiar ambos os sexos, os benefícios da caminhada para o corpo feminino merecem destaque! O organismo feminino sofre de maneira mais intensa com as alterações hormonais no decorrer do envelhecimento e, por isso, as mulheres estão mais propensas a perder massa muscular e massa óssea, além de serem mais acometidas por problemas, como depressão e ansiedade.

A prática desse exercício simples pode beneficiar a saúde física e mental de modo significativo. Conheça, abaixo, 10 benefícios da caminhada para o corpo e 5 benefícios dessa prática física para a saúde da mente.

10 benefícios da caminhada para o corpo


1- Reduz o risco de doenças cardíacas

Não é preciso frequentar uma academia para evitar as doenças que são a causa número um de mortes no planeta. Na verdade, qualquer tipo de exercício físico contribui diretamente para a saúde cardiovascular, inclusive a caminhada.

Uma meta-análise meta-análise indicou que caminhar por 30 minutos adicionais diariamente pode reduzir 19% do risco de doenças cardiovasculares. Em outras palavras, caminhar mais e diariamente pode evitar as graves doenças do coração.

2- Ajuda a diminuir a retenção de líquidos

Qual mulher não se sente inchada durante o período pré-menstrual? Caminhar pode ajudar a reduzir esse sintoma, pois o exercício físico ajuda a diminuir o peso em água no curto prazo. Apenas 30 minutos de exercício aeróbico por dia já podem ajudar o corpo a se livrar do excesso de líquido por meio do suor e da melhora da circulação.

Durante um exercício físico, como a caminhada, o corpo também transfere uma boa quantidade de água para os músculos, ajudando a diminuir a sensação de inchaço.

3- Ajuda a emagrecer e manter um peso saudável

Quem diria que um exercício tão simples pode ajudar não só a emagrecer, mas também a manter o peso perdido? Um estudo mostrou que mulheres com obesidade que caminharam por 50 a 70 minutos, três vezes por semana, durante 4 meses, reduziram a gordura corporal e a circunferência da cintura. Esse achado confirma que a caminhada associada a uma dieta de déficit calórico contribui diretamente para o emagrecimento.

Quando falamos em emagrecimento, os benefícios de caminhar vão além! Manter o peso perdido na maioria dos casos é mais difícil do que o próprio emagrecimento. Nesse sentido, uma revisão estimou que para manter o emagrecimento após uma grande perda de peso, basta caminhar cerca de 300 minutos por semana, além de, claro, manter uma alimentação saudável.

4- Melhora a eficiência pulmonar

Os exercícios aeróbicos são muito conhecidos por melhorarem a eficiência e função pulmonar, pois esse tipo de exercício usa o oxigênio no processo de geração de energia. A caminhada é um tipo de exercício aeróbico que pode ajudar os pulmões a serem mais resistentes e eficientes.

evidências de que a caminhada é uma modalidade física muito apropriada, inclusive, para reabilitação pulmonar de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

5- Ajuda a dormir melhor

Atualmente, há milhares de pessoas em todo o mundo com problemas para dormir. O que poucos sabem, é que a solução pode estar em práticas simples como caminhar.

Um estudo sugeriu que a atividade física de baixo impacto, como caminhar, está positivamente relacionada à melhora da qualidade do sono, mais em mulheres do que em homens. Portanto, um bom conselho para se dar a uma mulher que tem problemas para dormir é: tente caminhar mais.

6- Pode melhorar o perfil lipídico

O perfil lipídico é um dos principais indicadores do risco de infarto ou AVC causados pelo bloqueio de artérias e vasos sanguíneos. Sendo assim, melhorar os fatores que compõem o perfil lipídico é muito importante - e o exercício físico regular tem um papel especial nisso!

Um estudo mostrou que 1 hora de caminhada, 5 vezes por semana, pode melhorar o perfil lipídico de pessoas portadoras de síndrome metabólica. No estudo, o colesterol total e os triglicerídeos dos participantes diminuíram e o colesterol "bom" (HDL) aumentou com a prática da caminhada.

7- Fortalece os ossos

Sim, caminhar faz bem até para os ossos! A densidade mineral óssea das mulheres tende a diminuir expressivamente após a menopausa e isso aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose.

Felizmente, alguns estudos mostram que mulheres que caminham aproximadamente 1,6 km por dia têm maior densidade óssea do que mulheres que caminham menos. A caminhada também demonstra ser eficaz para diminuir a taxa de perda óssea das pernas e manter a integridade esquelética ao longo do envelhecimento.

8- Preserva a massa muscular

Não é só a musculação que ajuda a preservar a massa muscular, caminhar pode ajudar nesse quesito também! Qualquer adulto perde de 1 a 2% de músculos por ano ao longo do envelhecimento, no entanto, as mulheres podem perder mais do que isso após a menopausa.

Evidências apontam que exercícios aeróbios, como uma simples caminhada, podem ajudar a atenuar a perda de massa muscular causada pelo envelhecimento e também pela restrição energética em dietas de emagrecimento. Isso acontece porque, durante a caminhada, especialmente em caminhadas mais extenuantes, são recrutados diversos grupos musculares.

9- Fortalece a imunidade

O sistema imunológico é uma rede complexa que envolve diversas células e órgãos do corpo, portanto, vários elementos da imunidade sofrem influência do exercício físico. Enquanto práticas muito intensas podem baixar a imunidade, práticas físicas moderadas podem ajudar a fortalecer a imunidade no longo prazo. Estudos mostram que a caminhada pode causar mudanças positivas nos parâmetros imunológicos, principalmente nas contagens de neutrófilos e células sanguíneas natural killer.

10- Melhora a pressão arterial

Segundo um estudo, apenas 30 minutos de caminhada todos os dias pela manhã já é o suficiente para melhorar a pressão arterial de pessoas com pressão alta. Esse efeito foi observado especialmente na pressão arterial sistólica, que é o preditor mais significativo de problemas cardíacos.

O estudo também descobriu que as mulheres experimentaram benefícios extras ao acrescentarem caminhadas curtas de 3 minutos ao longo do dia além dos 30 minutos de caminhada pela manhã. Sendo assim, um dos grandes benefícios da caminhada para o corpo feminino é, sem dúvida, a melhora da pressão arterial.

5 benefícios da caminhada para a mente

Os benefícios da caminhada não se resumem apenas ao físico. A seguir, conheça 5 impactos positivos da caminhada para a função cerebral e saúde psicológica.

11- Reduz a tensão e o estresse

Quem nunca foi aconselhado a "dar uma volta" para espairecer num momento de tensão? Estudos mostram que caminhar pode ajudar a acalmar os nervos instantaneamente.

Como prática regular, a caminhada pode contribuir para a redução do estresse sob o qual todos somos submetidos em algum nível no dia a dia, incluindo enfrentar o trânsito ou encarar problemas de trabalho. Isso acontece porque o exercício físico influencia positivamente no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), que é o responsável pela resposta ao estresse.

12- Melhora cognição

Pode não parecer, mas caminhar é um processo complexo que envolve a interação de diversas funções neuromusculares, sensoriais e cognitivas. Não à toa, numerosos estudos mostram que exercícios de caminhada podem ajudar a prevenir o declínio cognitivo e diminuir o risco de demência no decorrer do envelhecimento.

Segundo um estudo realizado com mulheres idosas, a caminhada regular não só ajudou a melhorar a função cognitiva, como também reduziu o declínio cognitivo no longo prazo.

13- Ajuda a melhorar a memória

A memória é uma das competências cerebrais mais afetadas pelo envelhecimento mesmo em idosos sem diagnóstico de Alzheimer. Alguns estudos já demonstraram que a caminhada regular pode ser muito eficaz para melhorar a função cognitiva e a memória à medida que se envelhece.

Um estudo sugere que bastam algumas caminhadas rápidas por semana para ajudar a manter a massa branca cerebral saudável e a memória afiada ao longo do tempo.

14- Reduz a ansiedade

A ansiedade é um dos principais transtornos de saúde mental da atualidade, que, felizmente, em alguns casos pode ser gerenciada por meio de práticas físicas e hábitos saudáveis.

Um estudo de revisão confirmou um efeito agudo de qualquer tipo de exercício físico, incluindo a caminhada, na redução da ansiedade. As alterações nos estados de ansiedade após o exercício são explicadas principalmente pela liberação de endorfinas e outros hormônios de relaxamento e bem-estar. Caminhar regularmente na rua ou na esteira, pode ajudar muito a manter a ansiedade sob controle.

15- Melhora o humor

Caminhar regularmente pode ser uma excelente estratégia não medicamentosa para melhorar o humor. Um estudo verificou que 30 minutos de caminhada em intensidade leve a moderada pode melhorar o estado de humor e a saúde geral de idosos fisicamente ativos. Esse efeito da caminhada sobre o humor é justificado pela liberação hormonal desencadeada pelo exercício físico.

Agora que você já conhece os benefícios da caminhada para o corpo, não faltam motivos para incluir essa prática física no dia a dia.

Entretanto, vale apontar que, por vezes, a falta de energia pode minar essa prática tão benéfica para a saúde. Por isso, poder contar com hábitos saudáveis, como dormir o suficiente, e também com uma vitamina para dar ânimo e disposição pode ser importante para manter o hábito de caminhar e fazer exercícios físicos todos os dias.

Não deixe de praticar caminhadas por causa da falta de ânimo e disposição!

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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